Diário da Manhã

Região

Festival do Imigrante encerra domingo com desfile típico

Autor: Redação Diário da Manhã
Festival do Imigrante encerra domingo com desfile típico
Foto: Nathan Schultz/DM

Será o terceiro fim de semana festivo em Coqueiros do Sul. Sábado (22) município realizou baile com escolha das soberanas

No próximo domingo (30), ocorre o último dia da tradicional Festa do Imigrante de Coqueiros do Sul. O evento começou no dia 15 deste mês com o Torneião do Imigrante de Futsal, que contou com 35 times na categoria masculina e 16 na categoria feminina. No sábado (22) ocorreu o baile do chopp com a escolha das Soberanas do Imigrante. Larissa Weber foi escolhida como 2ª Princesa. Cabriele Roos foi eleita 1ª princesa e a faixa de Rainha ficou com a candidata Diele Viebrantz.

As atrações do dia 30 de julho iniciam com culto ecumênico às 9h30min, em seguida será feito o juramento da bandeira. Por volta das 10h30min inicia o tradicional desfile de carros alegóricos. Ao meio dia será servido o almoço que antecede a reunião dançante que começa às14h30min e se estende até a noite.

O desfile é um dos destaques da programação. Passam pela avenida principal da cidade de carros de bois, bandas, trator com carretões e amostra de antiguidades do interior, que são instrumentos usados antigamente, além da participação do público e de empresas da região. Nilvo Rother, presidente e organizador do evento, destaca que após o desfile serão disponibilizados dois barris de chopp que será brinde das empresas que são parceiras do evento. A estimativa de público para este domingo é de mais de 1.500 pessoas.

De acordo com o Prefeito de Coqueiros do Sul, Valoir Chapuis, o Festival do Imigrante é um dos maiores legados do município, pois é realizado antes mesmo da emancipação de Coqueiros. Uma das novidades do evento deste ano é o almoço que contará também com a comida típica que não era feita há três edições. O prefeito acrescenta que para a comida típica é disponibilizado uma quantidade máxima de 300 almoços. “Então as pessoas interessadas devem adquirir seus cartões ainda esta semana porque na hora não terá”, alerta. Para o churrasco servido na mesa não tem quantidade máxima estipulada. O valor da comida típica é de R$ 30 e do churrasco com quatro tipos de carne é de R$ 25. Os cartões podem ser adquiridos em Coqueiros do Sul, na Sociedade de Cantores Niegedacht, e em Carazinho na Talentos Joias.

A Reunião dançante está marcada para começar às 14h30min, com previsão de término para às 21h30min. A animação ficará por conta das bandas Berlin e Calmon e a entrada é franca.

Significado da festa

Valoir Chapuis espera que toda população regional prestigie a de Coqueiros e convida a população da região para participar desta festa que tem um “valor histórico especial”. De acordo com ele “a principal etnia de Coqueiros do Sul é a alemã, origem dos primeiros imigrantes do município, então por isso segue a tradição, do chopp, da música, comidas típicas que caracterizam muito a cultura alemã. O povo alemão coloniza e desenvolve. Então Coqueiros do Sul na parte primaria está muito desenvolvido, e cada vez irá se desenvolver mais, principalmente pela cultura alemã”, finalizou.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027