Diário da Manhã

Eleições

Biometria: baixo índice de recadastrados em Carazinho

Autor: Redação Carazinho
Biometria: baixo índice de recadastrados em Carazinho
Fotos: DM/Rodolfo Sgorla da Silva

A 15a Zona Eleitoral, com sede em Carazinho, abrange também outros quatro municípios. Quem vota em Almirante Tamandaré do Sul, Chapada, Coqueiros e Santo Antônio do Planalto já passou pelo recadastramento biométrico e informações como fotografia e impressão digital já constam no título de cada eleitor.

Neste ano, iniciou o recadastramento biométrico para os eleitores de Carazinho. “A campanha de recadastramento, como aconteceu com os outros quatro municípios, ainda não começou em Carazinho. Porém, já iniciamos o processo de recadastramento para agilizar esse trabalho”, explica o chefe do cartório da 15a Zona Eleitoral, Geison Luis Menegaz.

A cidade tem 47.578 eleitores. Destes, 8.321 possuem o título biométrico, 17% do total. Essas pessoas possuem o documento para votar no novo formato porque procuraram o cartório para se adequar ou porque fizeram alguma alteração cadastral, como troca do domicílio eleitoral, e o título já foi emitido no novo modelo.

A proporção de eleitores carazinhenses que passaram pela biometria cai ainda mais se for considerada a meta estabelecida para 2017. O objetivo estipulado era de que 10% do total de eleitores, ou seja, 4.757 pessoas, se recadastrassem entre janeiro e dezembro deste ano.

Dos 8.321 recadastrados, 1.598 fizeram o procedimento em 2017. Ou seja, 3.159 eleitores faltam comparecer ao cartório para que a cidade atinja a meta de recadastrar 10% de seu eleitorado neste ano. “O índice de pessoas recadastradas é muito baixo. Para alcançarmos a meta, precisamos que mais da metade dos 4.757 eleitores se recadastre nesses cinco meses que restam até o final do ano”, analisa Menegaz, que considera a possibilidade de que a meta não seja atingida.

 

Os recadastrados

Conforme Menegaz, o movimento de eleitores à procura do recadastramento caiu recentemente. “Até o mês passado, chegávamos em um dia a fazer o recadastramento de cerca de 20 pessoas. Recentemente, o movimento caiu para cerca de cinco eleitores por dia buscando atendimento”, pontua.

O chefe do cartório da 15a Zona Eleitoral comenta o perfil do eleitor carazinhense que busca o recadastramento biométrico. “A maioria dos moradores que vem fazer o recadastramento são pessoas acima dos 50 anos. Com relação ao sexo do eleitor, há um equilíbrio entre o número de homens e mulheres recadastrados”, analisa.

 

O prazo

Conforme Menegaz, todos os eleitores precisam estar recadastrados até 2020. “O objetivo de já estarmos atualizando os títulos eleitorais é evitar filas e gastos maiores de recursos públicos quando a campanha de recadastramento for realizada. O problema é que é algo cultural do brasileiro deixar tudo para a última hora. Isso aconteceu com os eleitores dos outros municípios da região, quando o movimento foi muito maior nos últimos dias da campanha”, explica.

O cartório eleitoral fica localizado na Rua Venâncio Aires, no Centro de Carazinho, nas proximidades da Caixa Econômica Federal. O atendimento ao público acontece das 10h às 17h sem fechar ao meio-dia.

 

Quem não se recadastrar

Quem não fizer o recadastramento biométrico do título de eleitor dentro do prazo tem o documento automaticamente bloqueado. “Isso gera problemas com o CPF, se a pessoa tiver que fazer alguma alteração não vai conseguir, causa empecilhos para receber benefícios do INSS e impossibilita o cidadão a fazer concurso público”, finaliza Menegaz.

 

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027