Diário da Manhã

Geral

Delegacia da Mulher de casa nova

Autor: Matheus Moraes
Delegacia da Mulher de casa nova
Foto: Matheus Moraes / DM

Mudança ocorre na próxima terça-feira (15). Sede policial deixa de ser integrada à DPPA e começa operar na Rua General Nascimento Vargas, no Centro de Passo Fundo, para oferecer atendimento mais humanizado às vítimas

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) estará de casa nova a partir da próxima terça-feira (15). A sede policial, que era integrada junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na Avenida Doutor César Santos, no bairro Petrópolis, irá operar em novo endereço. O novo local será na Rua General Nascimento Vargas, 153, no Centro, onde se localizava a Central de Termos Circunstanciados do Departamento de Polícia do Interior.

A mudança, de acordo com a Delegada da DEAM, Rafaela Bier, visa o atendimento mais humanizado para as mulheres vítimas de violência psicológica ou física. De acordo com ela, a nova área dispõe de fácil acesso e é considerada discreta para o serviço dos policiais. “As vítimas precisam de um espaço mais reservado. Antes, em conjunto na DPPA, a entrada, junto da recepção, por vezes, tem filas de pessoas fazendo registros. É constrangedor, para a vítima, chegar na Polícia Civil nessa situação, passar pela recepção, pedir orientação de onde fica a Delegacia da Mulher. É uma exposição desnecessária. Dessa forma, agora elas terão um local único, com acesso exclusivo para elas, que vai encaminhá-las para o atendimento diferenciado”, afirma.

Além de garantir o sigilo da vítima, evitar situações de constrangimento e beneficiar, também, os trabalhadores da Delegacia da Mulher, em nova estrutura, outro fator determinante para ocorrer a mudança é a proximidade com o Fórum de Passo Fundo e o Departamento Médico Legal (DML). “A prioridade é total das vítimas. É um local central, com atendimento exclusivo, sem ter que passar por circunstâncias um pouco vexatórias no plantão de atendimento. É um prédio perto do DML, que facilita para as vítimas saírem da delegacia e serem encaminhadas para o exame de lesão corporal. Fica próximo do Fórum também”, declara a delegada.

O novo prédio da DEAM possui dois pisos e possui sete salas para atendimento de casos de violência doméstica. Na tarde de sexta-feira (11), um caminhão de frete iniciou a mudança e a retirada de móveis e pertences da Central de Termos Circunstanciados do Departamento de Polícia do Interior do prédio. Os atendimentos, no local, devem iniciar na próxima terça-feira.

DEAM
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) trabalha com casos de violência doméstica e/ou familiar contra mulheres, que envolva não apenas cônjuges, mas demais familiares que convivam ou que tenham convivido com a vítima. A DEAM realiza atendimentos das 8h às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta-feira. Nos demais horários, a vítima deve procurar o Plantão da Polícia Civil. O contato da DEAM é pelo telefone (54) 3581-0725. As denúncias também podem ser realizadas pelos telefones 197 ou pelo disque 180, canal para a Central de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027