Diário da Manhã

Saúde

Aproveite o tempo com o seu filho

Autor: Fonte externa

Artigo escrito pela professora da Rede Municipal e Estadual de Ensino, Mirian Lourdes Zanferari

Muitos pais transmitem a seus filhos uma postura mais rígida durante toda a infância e essa postura, muitas vezes, contribui para um afastamento de seus filhos, pois lhes remete a ideia de que os pais não irão compreender seus conflitos ou não poderão ouvir seus dilemas e dar uma possível orientação, o que seria o seu papel. A amizade entre pais e filhos não é um problema, pelo contrário, pode tornar-se uma relação de companheirismo e cooperação, porém é preciso ter cuidado para não confundir os papéis dessa relação, podendo haver a perda do respeito e da autoridade necessária para impor alguns limites - sendo estes fundamentais no desenvolvimento infantil. É preciso ter cuidado com o que falamos às crianças. Geralmente, não damos importância a isso, mas essas ações e experiências vividas irão servir de referência para as suas futuras relações. Acima de tudo, a relação entre pais e filhos deve ter muito afeto, aceitação e perdão.

Hoje em dia, com a falta de tempo, é um grande desafio curtirmos momentos em família, ainda mais quando os pais trabalham e os filhos passam o dia na escola, na creche ou mesmo com alguém que propicie cuidados na própria casa. Porém, a grande questão não é passar o dia todo fora, longe dos filhos, pois isso é necessário para o sustento da família. O grande desafio é a dificuldade de nos doarmos por inteiro no pouco tempo que temos para estar junto de nossa família. Quando chegamos do trabalho, nos finais de semana e em outros momentos, acabamos conectados mais ao celular ou em outras tarefas, sem nos darmos conta que o tempo está passando. Acabamos nos perdendo em meio a essa tecnologia e não aproveitamos os momentos com nossa família de modo mais intenso e verdadeiro. Isso não significa que todos agem assim, mas é um comportamento social que, muitas vezes, repetimos sem nos darmos conta disso.

A maneira de driblar esses desafios é que devemos organizar melhor o tempo em família para realizar tarefas juntos, envolver os filhos em passeios, piqueniques ou mesmo em casa. Que possamos nos doar por inteiro sempre, aproveitando cada momento, fazendo coisas que há muito tempo não praticávamos. Brincar como brincávamos na nossa infância, com brincadeiras daquela época. O tempo somos nós que criamos. Tire mais tempo para atividades diferenciadas, brinque, deixe o celular em segundo plano, assista a filmes ou desenhos educativos com seu filho, deixe que ele escolha as brincadeiras: isso faz parte das decisões que lhe cabem. Crie um ambiente de cooperação ouvindo mais, busquem, juntos, estratégias para a resolução de problemas e aprenda a dizer não quando for necessário.

Impor limites, ao contrário do que muitos pensam, é fundamental para a saúde emocional das crianças. Não viva para agradar seu filho continuamente, pois isso não irá prepará-lo para as adversidades da vida, pelo contrário, o tornará inseguro. E aproveite intensamente cada momento com ele, pois o tempo passa rápido demais.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
AD-5167 Azul / Trip 06:55:00 Campinas Sextas
AD-5165 Azul / Trip 07:00:00 Campinas segunda a quinta e sábado
AD-5139 Azul / Trip 12:40:00 Campinas domingos às sextas

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027