Diário da Manhã

Geral

Na luta pelo direito do médico e do paciente

Autor: Aline Prestes
Na luta pelo direito do médico e do paciente
Foto: Liliana Crivello/DM

Presidente do Simers visita Passo Fundo visando troca de experiências com médicos, além de sugestão para implementação de Projeto de Lei para município

O Presidente do Simers (Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul), Paulo Argollo faz visita nesta semana ao município de Passo Fundo, em busca de contato, questionamentos e sugestão de Projeto de Lei (PL).

Estreitar relações entre o Sindicato e os médicos é um dos valores principais do Simers, por isso, a vinda de seu presidente ao município teve com ideia inicial, o encontro com os colegas de profissão, conforme relata Argollo. “É muito importante fazermos essa troca de conhecimentos, bate-papo e compreender as necessidades de perto de cada delegacia” ressalta.

Além disso, foi realizada reunião junto com o prefeito Luciano Azevedo e o secretário de saúde Luis Artur Rosa Filho com o intuito de apresentar uma proposta, um Projeto de Lei para modernizar o serviço público, tornando semelhante a iniciativa privada, os quais os médicos são contratos por metas. “Hoje os contratos de todos os funcionários são feitos por carga horária, então se o médico tem um contrato de quatro horas, mesmo que ele já tenha atendido todos os pacientes, ele tem que esperar o tempo fechar para poder realizar atendimentos em outras instituições” explica o presidente do Simers.

Para Argollo não tem sentido ficar pagando um médico sem ter o que fazer. Mais sentido faz propor que ele realize seu trabalho por consultas ou metas. “Solução que estamos apresentando para todas as prefeituras, este PL para criação desse sistema, que na verdade, é uma estrutura com formatação jurídica para posteriormente, fazer uma lei com esse sistema”.

Entre as lutas que o Simers segue em busca de melhorias estão uma proposta concreta de reajuste das consultas e procedimentos médicos, que estão congelados há seis anos do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS), que no mesmo período, sua receita cresceu 57%, de acordo com Argollo. “Também estamos acompanhando os valores que deveriam ser destinado a saúde pelo governo do estado, que são 12% da arrecadação do orçamento, mas infelizmente apenas 9% realmente vão” finaliza ele.

Simers

Fundado em 1932 em Porto Alegre, o sindicato conta com mais de 15 mil associados e é o maior da América Latina, entre seus objetivos estão defender os interesses da categoria médica e promover a defesa da saúde da população. Com mais de 35 delegacias, incluindo Passo Fundo, Pelotas e São Leopoldo,, o Simers também exerce trabalhos voluntários como o conhecido trote solidário.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027