Diário da Manhã

Geral

O 7 de setembro foi de homenagens e protesto

Autor: Sereno Azevedo
O 7 de setembro foi de homenagens e protesto
Foto DM/ Mara Nogueira

Com o encerramento da Semana da Pátria os gaúchos agora se voltam para os festejos farroupilhas. Quem acompanhou o 7 de setembro em Carazinho assistiu a um bom desfile, mas um tanto longo. O publicou, que chegou momentos antes do horário previsto para o início das solenidades, as 9h, teve que permanecer até depois do meio dia, para assistir toda a apresentação, que se encerrou com a passagem das ambulâncias do SAMU. A quinta-feira ensolarada, quando se aproximou do final da manhã, já estava com 29 oC. O calor acabou reduzindo o número de pessoas que assistiam ao desfile em seu final. Aquele público acostumado a vestir, no 7 de setembro, a camiseta da seleção brasileira, ou então decorar sua bicicleta com as cores da bandeira, não compareceu. 

    Em discurso breve o prefeito de Carazinho Milton Schmitz conclamou para que o povo não perca as esperanças. “Parece que nunca chegamos ao fundo do poço. Precisamos dar resposta nas urnas, tendo em vista a tudo o que vem ocorrendo, escolhendo aqueles que têm caráter. Somos um povo de paz,” disparou. O prefeito pediu confiança da comunidade no trabalho da administração. “É a população que deve perceber as ações do governo. Não vou falar aqui sobre obras,” complementou. O chefe do executivo elogiou a organização do desfile e destacou a presença do público que ocupava as laterais das quadras centrais da Avenida Flores da Cunha. Posicionado no Altar da Pátria, o prefeito permaneceu no local até o final das apresentações acompanhado de secretários, do presidente da Câmara Estevão De Loreno, de assessores, religiosos e comandos dos órgãos de segurança pública.

    Foi pouco das 9h20min que a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Patram e grupos de escoteiros abriram o desfile na cidade. As soberanas e misses de Carazinho também desfilaram nesta primeira parte das apresentações cívicas. Foi da APAE a primeira banda a se apresentar para o público que reconheceu o esforço da entidade devolvendo em aplausos o trabalho que presta para 247 alunos. Representantes de 15 grupos da terceira idade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, levaram ao público uma mensagem de paz e de respeito, que merecem. Quem desfilou pelo projeto Primeira Infância Melhor em uma faixa questionava o que cada um faz pelo seu filho hoje.  Crianças carregavam balões brancos que soltaram em frente ao Altar da Pátria, em reverência a paz. Entidades que realizam trabalhos sociais como o Conselho de Assistência Social, Yacamim, Recanto São Vicente de Paulo, Grupo de Autistas, Cetrat, Adefic e Acadv também levaram sua homenagem a Pátria.

     Com a participação da Banda Ex-Alunos do La Salle, o desfile das escolas foi aberto, às 10h30min, pela rede particular de ensino, quando se apresentaram os colégios La Salle, Notre Dame Aparecida e Rui Barbosa. O grupo musical Rui Barbosa apresentou em frente ao Altar da Pátria a musica Carreta de Papel, da 15º Seara da Canção Nativa de Carazinho. O pelotão das escolas da rede estadual de ensino entrou logo em seguida. Professores e alunos carregavam cartazes protestando contra o governo Sartori, pelo parcelamento dos salários. Frases como - esse é o meu valor: 350,00 !!! estava em camisetas de professores. Um grupo de 11 professores, cada um carregando uma letra, se colocou em frente ao Altar da Pátria onde juntos formaram a palavra DESRESPEITO, uma alusão ao fatiamento dos vencimentos do funcionalismo público estadual. O desfile das escolas foi encerrado com a participação do pelotão da rede municipal de ensino. O Seste/Senta, entidades esportivas, carros rebaixados e antigos e Samu foram os últimos a desfilarem. “No meu tempo era tudo muito diferente. A gente marchava e prestavam atenção no desfile. Contávamos os dias para participar do desfile de 7 de setembro. Hoje tá tudo diferente. As pessoas caminham,” comenta Vicente Felix de Oliveira 72 anos, morador do Bairro Glória em Carazinho. O publico estimado ao longo da avenida foi de cinco mil pessoas. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027