Diário da Manhã

Geral

Professores permanecem em greve

Autor: Redação Diário da Manhã
Professores permanecem em greve
Foto Divulgação

Cpers aprovou postura após ato público realizado ontem em Porto Alegre. Na cidade de Passo, Fundo, 11 escolas aderiram integralmente à greve

Embora o governo estadual tenha anunciado ontem (12) o pagamento de parte dos salários ao funcionalismo público, o movimento grevista segue ativo entre os professores da rede de ensino. No turno da manhã, foi realizado um ato público e um acampamento teve início em frente ao Palácio do Piratini, em Porto Alegre.

Para a greve ser finalizada, o Cpers (Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul) anunciou que o pagamento de mais uma parcela do salário não é o suficiente. “Nós votamos na nossa assembleia que não queríamos somente a integralização do salário, mas sim o fim da política de pagamento parcelado dos salários. A ameaça do governo para o próximo mês é de acavalar a folha, sendo que cada parcela está vindo menor. Não podemos continuar trabalhando, entrar inclusive no processo de férias escolares, correndo o risco de não receber o salário. Precisamos da garantia do governo que pare de parcelar os nossos salários” disse o diretor do 7o Núcleo do Cpers Sindicato, Orlando Marcelino.

Na região correspondente ao 7o Núcleo, Marcelino informa que a adesão ao movimento grevista chega a 90%. “Todas as escolas têm grevistas, até mesmo na região, com o adesões em Ronda Alta, Marau, David Canabarro e Ciríaco” afirmou.

Em Passo Fundo

De acordo com a assessoria de Comunicação da Secretária Estadual de educação, em Passo Fundo até ontem (12), das 39 escolas estaduais, 11 aderiram à greve, 15 parcialmente em greve, com alguns professores em greve e turno reduzidos e 13 estavam com aulas normais.

Agenda de mobilizações da greve

Dia 13/09 (quarta-feira), partindo do acampamento para Panfletagem no Largo Glênio Peres e Ato em frente ao TJ/RS pressionando pelo cumprimento da Liminar que deveria garantir o pagamento do salário e implementação do Piso. No interior, aulas de cidadania e panfletagem nas Praças de maior circulação.

Dia 14/09 (quinta-feira), via acampamento, Dia de Lutas com Ato Unificado em Porto Alegre, com chamamento de todas as centrais.

Dia 15/09 (sexta-feira): Atos concomitantes em frente a todas as CREs do Estado, com início às duas horas e dez minutos (simbologia das 21º parcelamento: 2h e 10 min de atividades concomitantes e articulados de pressão em todo o Estado).

Dia 18/09 (segunda-feira): Saída da Caravana da Educação; serão quatro roteiros no Estado, com saída dos ônibus rumo à visitação em todas as escolas do Estado, com o mote de chamamento para a luta e fortalecimento da resistência que o momento exige, contra o desmonte da escola pública do Sartori e pela gestão democrática nas escolas.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027