Diário da Manhã

Cultura

Em ritmo de dança

Autor: Redação Passo Fundo
Em ritmo de dança
Foto: Divulgação

Danzpare movimenta Passo Fundo e região até o sábado, quando ocorre um grande encontro na antiga estação férrea da Gare

Desde o domingo (17), Passo Fundo tem sido o ponto de encontro para dançarinos de diversas partes do mundo, que trocam experiências e apresentam a sua cultura no Festival de Dança Patrimonial em pares, Danzpare Brasil. Após a realização de uma série de atividades, inclusive em outros municípios, os artistas estarão reunidos durante o sábado (23) na antiga estação da Gare, onde haverá uma oficina de danças.

O evento reúne dançarinos de 11 nações: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, El Salvador, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai, além dos brasileiros. “Nós planejamos esse evento há seis meses e todas as atividades programadas aconteceram da melhor forma possível. Fizemos atividades para a comunidade, visitamos escolas públicas e tem sido emocionante demais. A palavra de ordem, agora, é agradecer, pois transformar um projeto em realidade é bom demais” enfatizou a coordenadora do Danzpare Brasil, Raquel Pereira.

Além de Passo Fundo, já foram feitas atividades do Danzpare em municípios como Fortaleza dos Valos, Marau e Três Palmeiras. Vale ressaltar que o evento conta com o apoio de uma equipe formada por 45 pessoas. “São pessoas voluntárias, que já têm experiência no Festival Internacional de Folclore. Fomos muito felizes na escolha da nossa equipe” salientou a coordenadora.

Durante todo o período em que estão concentrados em Passo Fundo, os dançarinos trocaram experiências entre si. “Entre eles, está uma grande integração, independente do país de origem. Os dançarinos estão hospedados em casas de família, mas a gente tem proporcionado momentos de trabalho sim, mas também muito lazer. A integração está linda” explicou Raquel Pereira.

Na sexta-feira (22), o grupo de dançarinos esteve na sede do Grupo Diário da Manhã, onde mostraram uma dança, que ficou a cargo de um casal da Bolívia. Depois, os dançarinos ainda mostraram a sua arte no Colégio Notre Dame, no Bella Città Shopping e em um restaurante. Para o sábado está prevista uma apresentação e uma conversação com alunos do ensino médio da UPF. À tarde, haverá oficinas com os dançarinos – a população está convidada a participar – encerrando tudo com um jantar.

O Festival
O Danzpare surgiu na Costa Rica, em 2010, com o objetivo de divulgar a cultura dos povos por meio da dança e da música. Na abertura, uma das coordenadoras do festival, Raquel Pereira, destacou que desde 2010 a Baillar Centro de Danças é convidada a sediar o Danzpare aqui no Brasil. Mas só aceitou trazer a primeira edição para o país quando se sentiu capaz de fazer um evento à altura da qualidade da Baillar, que tem uma história de 27 anos em Passo Fundo.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027