Diário da Manhã

Saúde

Mês enfatiza a importância da prevenção do câncer de mama

Autor: Redação Diário da Manhã
Mês enfatiza a importância da prevenção do câncer de mama
Foto: Divulgação

Entidades de Passo Fundo se unem na luta contra o câncer de mama. Ações do Outubro Rosa beneficiam a Liga Feminina de Combate ao Câncer

O Outubro Rosa é voltado para o combate ao câncer de mama. Em Passo Fundo, há cinco anos, o Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), a Kozma além do apoio de diversas outras instituições, realizam, especialmente no mês de outubro, diversas ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A entidade beneficiada é a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que notou um aumento na procura por informações sobre o câncer de mama nos últimos anos.

Serão realizadas, em outubro, diversas palestras sobre prevenção do câncer de mama, proferidas pelo oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, mastologistas e radiologistas da cidade. No dia 3 de outubro, acontece o Happy Hour Rosa, no Salão Cristal do Clube Comercial, a partir das 19h. O evento contará com show de Fernando Montini e convidados. O Pink Fashion Day também é uma das atividades e acontecerá no CTCAN. Essa ação é destinada às mulheres que estão enfrentando o câncer, com dicas de maquiagem, cabelo e alimentação.

O Espaço Rosa Bella Città Shopping é uma das novidades. Durante todo o mês serão desenvolvidas ações nesse local. Uma das principais atividades é a Feira de Saúde, que acontece no dia 21 de outubro, a qual oferecerá diversos serviços gratuitos à comunidade. No ano passado, cerca de 2 mil pessoas foram diretamente impactadas pela mensagem de prevenção ao câncer de mama na campanha Outubro Rosa.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Dados do DataSUS mostram que mais de 15 mil pessoas morreram em decorrência deste tipo de câncer no país em 2015. No Rio Grande do Sul, foram cerca de 2,7 mil mortes. Conforme o oncologista clínico do CTCAN, a mamografia é primordial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “O Outubro Rosa tem caráter educativo e enfatiza a importância da mamografia, especialmente, a partir dos 40 anos de idade para todas as mulheres. A mamografia salva vidas. O tratamento em estágios iniciais aumenta as chances de cura”, ressalta Machado.

Ações de prevenção

A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama é reforçada durante a campanha Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama.

O Hospital da Cidade se une à campanha através de diversas ações de orientação sobre as formas de prevenção do câncer. Serão realizadas palestras junto à comunidade regional, além de atividades de sensibilização e conscientização sobre o tema.

Estão programadas palestras nas cidades de Lagoa dos Três Cantos, Nova Boa Vista e em Passo Fundo, no bairro Operária. No último fim de semana, a população de Paim Filho recebeu orientações sobre a prevenção do câncer de mama. Cerca de 600 pessoas participaram de uma palestra, ministrada pela oncologista do HC, Dra. Nicoli Henn.

Uma feira de saúde também será realizada, através do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS, para orientar e alertar a população sobre o tema “o Hospital da Cidade vai atuar em parceria com as Ligas de Combate ao Câncer da região, desenvolvendo palestras de conscientização, além de ações preventivas para a população, para isso estamos organizando uma Feira de Saúde que será realizada no Hospital da Cidade. Esta Feira de Saúde vai ofertar exame clínico das mamas e orientações sobre o autoexame para diagnóstico do câncer de mama.” explica a coordenadora médica do Centro de Oncologia e Hematologia do HC, Dra. Júlia Pastorello.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, que surgiu, em Nova Iorque, no início da década de 1990. Em Passo Fundo, além de incentivar a prevenção contra o câncer de mama, os recursos arrecadados nos eventos serão revertidos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que possui 42 anos de história.

A entidade, que se mantém por meio de doações e eventos beneficentes, também administra o Centro Assistencial à Criança com Câncer (CACC). Mais de 120 adultos e 80 crianças de diversos municípios da região são atendidos gratuitamente pela Liga. “Quando há a conscientização da prevenção do câncer de mama, se salva inúmeras vidas. A campanha Outubro Rosa, que envolve diversas instituições de Passo Fundo, acontece no município há cinco anos e temos uma reposta muito positiva em termos de prevenção. Notamos um aumento na procura por informações sobre o câncer de mama”, comenta a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Neli Formigheri.

Programação do Outubro Rosa

3/10: Happy Hour Rosa - no Salão Cristal do Clube Comercial, a partir das 19h.

1 a 31/10: Espaço Rosa Bella Città Shopping - de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h. Confira, abaixo, algumas atividades especiais que acontecerão no Espaço:

- Bate-papo “Prevenção do câncer de mama”: 5/10 - às 18h30 - oncologista do CTCAN, Alvaro Machado, e médica radiologista da Kozma, Dra. Talize Menegazzo Pisoni.

- Exames: 7 e 28/10 – das 11h às 15h - exame clínico das mamas; verificação de pressão, exame de glicose, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação odontológica.

- Pintura de desenhos nas crianças e exames: 11/10 – das 18h às 20h - Desenhando Sorrisos; exame clínico das mamas; verificação de pressão, exame de glicose, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação odontológica.

- Feira de Saúde: 21/10 – das 14h às 19h - exame clínico das mamas; verificação de pressão, exame de glicose, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação odontológica. Às 18h está previsto um bate-papo sobre “Câncer de mama” com oncologista e radiologista.

- Bate-papo “Doenças da Mulher”: 26/10 – às 18h30 – oncologista do CTCAN, Alvaro Machado, e médica radiologista da Kozma, Dra. Talize Menegazzo Pisoni.

Outubro: Pink Fashion Day - no CTCAN

Outubro: Palestras sobre prevenção de câncer de mama – em diversas instituições e empresas do município

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027