Diário da Manhã

Eleições

Emoção e reencontros na festa dos 80 anos do La Salle

Autor: Isabella Westphalen
Emoção e reencontros na festa dos 80 anos do La Salle
Foto DM/Isabella Westphalen

Em meio a emoção, homenagens e reencontros, a comemoração do aniversário do La Salle relembrou a trajetória da Escola durante esse tempo, relembrando conquistas, acontecimentos e fatos marcantes no crescimento da instituição. Para prestigiar o evento, o Irmão Provincial da Rede La Salle Brasil – Chile, Edgar Genuíno Nicodem, também esteve presente e expôs sua gratidão pela bela história da instituição na cidade. “É uma história muito bonita, com tantas pessoas que passaram pelo colégio em todos esses anos. Temos que continuar buscando novas formas, novas possibilidades. Assim como a cidade muda, a escola também tem que mudar”, afirmou o Irmão.

Neste ano também são comemorados os 110 anos da presença Lassalista no Brasil e, de acordo com Nicodem, uma das características da rede desde o princípio é saber fazer uma leitura atenta das necessidades de cada aluno, buscando educá-los conforme as necessidades e urgências que manifestam. “Hoje, com as metodologias ativas, os alunos são participantes, produzem, para ser uma experiência realmente significativa o tempo que passa conosco, porque depois que ele sai da escola a vida segue. Temos que educar cidadãos para o mundo”, explicou o Irmão, que já integra a Rede La Salle há mais de 30 anos. Para a diretora da Escola em Carazinho, Francisca Doering, é emocionante comemorar os 80 anos da instituição e poder fazer parte dessa história há 20 anos. “É gratificante contribuir na construção da história e estar fazendo parte de tudo isso, é compensador. Pra mim é uma satisfação acompanhar a caminhada da instituição”, salientou Francisca, que assumiu a diretoria há três anos.

Sobre os desafios na educação, Nicodem afirma que vivemos em uma nova realidade, mais globalizada e as redes de ensino devem adaptar-se a isso. “Somos uma rede internacional e essa perspectiva faz parte da nossa presença, nosso modo de educar em todos os sentidos. Queremos responder as necessidades educativas dessa região”, explicou o Irmão, que também lembrou a importância de valorizar a identidade de cada local. “Quando a gente pensa no Amazonas, Chile, Moçambique, cada lugar tem sua riqueza, seus desafios, temos que ter olho naquilo que é comum a rede, porém, também estar presente naquilo que é específico de cada lugar para poder educar”, frisou.

Vestindo a camiseta

O evento também foi palco para reencontros, como foi o caso das cinco ex-professoras Lassalistas, Dagmar Weber, Iara Lauxen, Nagi Maria Piva Hartman, Sirlei Bottega e Sonia Delavy da Luz, que puderam estar juntas novamente confraternizando e lembrando os bons momentos vividos na Escola. “É um privilégio ter passado pelo La Salle. O carisma de João Batista de La Salle, que nos deixou, é muito bonito. Eu tinha o desejo de trabalhar lá e se concretizou. Foram 20 anos de um trabalho maravilhoso, só posso agradecer pela confiança”, afirmou Sirlei, que acredita que o comprometimento é o principal objetivo do professor. Para Dagmar, que foi professora durante sete anos na instituição, comemorar 80 anos é uma grande conquista. “O que mais gosto de lembrar são os alunos, que são meus amigos até hoje, acho que isso é algo que não tem preço”, relembrou a professora. De acordo com Nagi, sente-se realizada de poder ter estado presente em mais um aniversário da Escola, da qual tanto se orgulha. “Voltar aqui e recordar tudo aquilo que vivemos, passa um filme na cabeça e é muito gratificante. A gente aprendeu muito com os alunos, não só ensinou, crescemos como professores”, avaliou a professora, que lecionou no La Salle por quase 20 anos

Reconhecendo o trabalho desempenhado pelos profissionais da educação, Francisca enfatiza a diferença que os professores fazem na vida dos alunos. “Graças a esse comprometimento com a educação é que temos a esperança de fazer a diferença, para que esses jovens possam se destacar positivamente no contexto em que estão inseridos”, comentou a diretora. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027