Diário da Manhã

Saúde

Procura pela segunda dose da vacina contra HPV é alta

Autor: Daniel Rohrig
Procura pela segunda dose da vacina contra HPV é alta
Foto: Aline Prestes/DM

Imunização contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) abrange homens e mulheres da faixa etária dos 15 aos 26 anos

A ampliação da faixa etária para a vacinação contra o HPV, proposta pelo Ministério da Saúde em agosto, requer a conclusão do reforço das doses para homens e mulheres dos 15 aos 26 anos beneficiados pelo calendário através do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização contra o Vírus do Papiloma Humano garante a prevenção contra doenças como câncer de colo de útero e câncer genital masculino. A vacinação estará disponível para essa faixa etária até a duração dos estoques.

De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Passo Fundo, Raquel Carneiro, a procura pela segunda dose é alta. “Com a intenção de otimizar as doses da vacina contra HPV que venceriam entre agosto e setembro, o calendário foi estendido. Agora esse público tem direito de garantir as três doses para completar o ciclo. Até agora a procura é grande, o pessoal está aproveitando a oportunidade” comenta Raquel.

O calendário regular de vacinação contra o HPV prevê duas doses para meninas dos 9 aos 14 anos e para meninos dos 11 aos 14 anos. O objetivo é garantir anticorpos contra a doença antes do início da vida sexual dos adolescentes. Com a ampliação do calendário, o governo busca imunizar a população que está fora dos grupos prioritários além de utilizar as doses excedentes.

A Secretaria Municipal de Saúde garante que há doses suficientes para a imunização em 26 unidades de saúde e na Central de Vacinas. Para garantir o efeito integral da imunização, é preciso receber todas as doses previstas. “São mais de 150 subtipos do HPV. Cada um deles causa um tipo de problema. Casos mais graves podem causar até câncer. Por isso, buscamos garantir esta proteção através da vacinação da forma correta e é muito importante que esta população esteja vacinada” explica a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Raquel Carneiro.

Entenda o HPV

O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas. Sua ação pode provocar infecções e o câncer de colo do útero. A vacina previne essas doenças e por isso é recomendada. Existem 12 tipos identificados como de alto risco (HPV tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59) que têm probabilidade maior de persistir e estar associados a lesões pré-cancerígenas. O HPV de tipos 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo (cerca de 70%). O câncer de colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. No Brasil, é a quarta maior causa de morte entre as mulheres.

A vacina HPV quadrivalente confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18, ou seja, abrange os dois principais tipos responsáveis pelo câncer de colo do útero. Com isso, a fim reforçar as atuais ações de prevenção do câncer de colo do útero, o Ministério da Saúde, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, dá continuidade à estratégia de vacinação contra o HPV.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027