Diário da Manhã

Polícia

Bombeiros realizam doação coletiva de sangue no HSPV

Autor: Caetano Bortolini Barreto
Bombeiros realizam doação coletiva de sangue no HSPV
Foto Caetano Barreto / DM

Turma de alunos do 7º CRBM se reuniu no hospital para colaborar com os estoques da instituição

O 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar promoveu uma mobilização para doar sangue de seus recrutas ao banco de sangue da hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo.

O Capitão Eckert, do 7º CRBM, afirmou que 20 alunos da turma de novos bombeiros que propuseram a ação, inspirados em uma campanha que já funciona em outros estados do país, chamada ‘Bombeiro Sangue Bom’: “Nós estávamos comum período livre no final do dia, e os próprios alunos tiveram a ideia da ação,  como o curso de formação dos alunos é no sentido de salvar vidas, então eles entenderam que a doação de sangue é um ato simples que também salva muitas vidas”, relatou Eckert.

Cristiane Rodrigues Araújo, especialista e responsável técnica pelo serviço de hematologia e hemoterapia do HSPV, afirmou que a ação dos bombeiros foi muito bem-vinda, sendo que o hospital recebeu os futuros soldados em um horário especial. “Cada vez mais investimos nesse tipo de convite, principalmente nos períodos mais críticos, pois no momento em que estivermos com baixa no estoque, se pudermos contar com nossos parceiros, poderemos então aumentar no nosso quantitativo de sangue para atender as demandas desses períodos de menor doação”.

A enfermeira coordenadora do serviço de hemoterapia do HSPV, Luciana Dagostini, agradeceu a campanha dos membros do 7º CRBM. “Recebemos eles com muita felicidade e gratidão, pois precisamos diariamente de mais doadores”. Dagostini comentou que durante o ano existem períodos mais críticos, nas estações mais frias, no carnaval e nas festas de fim de ano, quando os estoques diminuem. O capitão Eckert também ressaltou a importância de se doar regularmente. “Agora no final de ano, com os feriadões, ocorrem acidentes, e é um dos períodos onde há menor índice de doação, então a ação da turma também é um incentivo à população para doar”. Segundo a enfermeira Dagostini, para atender a demanda, a instituição necessita de 50 a 60 coletas por dia, e o hemocentro precisa dde todos os tipos sanguíneos. Para doar sangue, deve-se ter entre 18 e 69 anos de idade, estar em perfeita saúde, bem alimentado e com o sono em dia, então o interessado deve se apresentar no hemocentro, onde o voluntário passa por uma triagem antes de realizar a doação.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027