Diário da Manhã

Agro Diário

Mais de 16% dos estabelecimentos agropecuários de Carazinho já foram recenseados

Autor: Alessandro Tavares
Mais de 16% dos estabelecimentos agropecuários de Carazinho já foram recenseados
Arquivo DM

52 propriedades rurais localizadas em Carazinho já receberam a visita do recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano para o Censo Agropecuário 2017. A coleta  de dados foi iniciada no mês passado em todo o território brasileiro. Conforme o coordenador censitário do IBGE, da subárea de Carazinho, Tiago Soares, os estabelecimentos já visitados somam uma área de 7215 hectares de um total previsto de 66 mil hectares na cidade.

A estimativa do IBGE é que a cidade tenha 320 estabelecimentos agropecuários. Soares conta que as chuvas registradas no mês de outubro atrasaram um pouco as atividades, porém o servidor comenta que o trabalho deve estar concluído em fevereiro de 2018, mês estipulado pelo Instituto  como limite para terminar a coleta. “A gente sabe que agora estamos  no período de plantio de soja e colheita do trigo, e muitos dos recenseadores tem nos relatado dificuldade em encontrar os produtores para que respondam ao Censo. Por isso, estamos pedindo que nestes períodos de chuvas, e nos dias que não tem condições de continuarem suas atividades nas lavouras, que possam receber o nosso pessoal. Compreendemos que os agricultores tem de aproveitar o tempo bom para suas atividades, e por isso com alguns temos procurado marcar horário”, comenta Soares.

O servidor destaca que o tempo de duração da pesquisa tem variado entre 40 minutos e 1 hora, dependendo do que é produzido na propriedade e da diversidade de culturas e produção. Soares  destaca que até então a receptividade dos produtores para com os recenseadores tem sido boa em toda a região, já que também  foi feita uma divulgação previa dos trabalhos que seriam inciados  junto de sindicatos, cooperativas e cerealistas de modo que também estes informassem os produtores com os quais têm vínculos de que as ações do Instituto seriam iniciadas. O servidor comenta que em Carazinho atu um único recenseador, porém os cinco supervisores que estão lotados na cidade também irão auxiliar nos trabalhos.

Em Almirante Tamandaré do Sul, até esta quarta-feira (8), 175 estabelecimentos agropecuários já  tinham sido visitados o que soma uma área de quase 7 mil hectares de uma expectativa de 26 mil em todo o município. O volume já recenseado representa cerca de 25% da área total. Em Coqueiros do Sul, já foram visitados 168 estabelecimentos o que representam  em área recenseada 20%, e  em  Não Me Toque 22% da área total já tinha sido visitada correspondendo a 154 propriedades de  um total de 700 estabelecimentos. A  equipe do IBGE que atua na região com vínculo ao escritório de Carazinho conta com 10 recenseadores e cinco supervisores. Em Carazinho o recenseador tem ido de carro até as propriedades rurais e nesta semana a região visitada tem sido Bela Vista, na divisa comno município de Passo Fundo.

 

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027