Diário da Manhã

Agro Diário

Área plantada com soja é maior que na safra anterior

Autor: Redação Diário da Manhã
Área plantada com soja é maior que na safra anterior
Foto: Divulgação

Quando o clima permite, como ocorreu no início da semana, produtores tem aproveitado para semear as áreas destinadas à oleaginosa. Na área de atuação da Cotrijal, número de hectares cultivados é 7% superior que na safra passada

O fim desta semana é marcado por chuva, mas até então os produtores rurais da região conseguiram plantar boa parte da área reservada para o cultivo de soja. Segundo a Emater, somente em Carazinho 45% das lavouras já foram semeadas. A Cotrijal estima que a área dedicada à oleaginosa é 7% maior em relação a safra passada nas propriedades de Saldanha Marinho são as mais adiantadas no trabalho, já que 80% da semeadura já foi efetuada.

O engenheiro agrônomo, Alexandre Doneda, coordenador de difusão da cooperativa, destaca que, de maneira, geral, as condições para o plantio têm sido favoráveis. “A exceção das lavouras semeadas mais cedo, uma vez que ocorreram dias com temperatura mais amena, deixando o solo mais frio, interferido um pouco na emergência. Quanto a disponibilidade hídrica, as condições tem sido ótimas”, ressalta.

O profissional não arrisca comentar sobre previsão climática, uma das rotineiras preocupações dos produtores, por ser cedo para fazer um prognóstico. “Falar de previsão a médio, longo prazo é um aspecto arriscado. Sempre indicamos aos produtores que façam manejo preconizado, independente das previsões climáticas. Quanto às culturas de inverno, temos canola com 95%, cevada, mais de 80% e trigo mais de 40% já colhido. Assim sendo não haverá prejuízos na semeadura da soja, visto que ainda estamos na janela adequada”, opina.

Para Doneda, este é um dos momentos mais importantes no cultivo da soja. “A uniformidade da lavoura e, consequentemente o potencial produtivo dependem de uma semeadura adequada. Até então, os trabalhos vêm sendo conduzidos de maneira adequada”, declara, ressaltando a importância de um acompanhamento técnico adequado. “Recomendamos que os produtores conversem com seu assistente para definir o melhor manejo para as áreas que ainda faltam semear e para aquelas que já estão em emergência. Muito importante continuar atentando para uma boa regulagem da semeadura”, aconselha. “Não correr na hora de semear, mantendo velocidade de 4 a 6Km/h, com profundidade de semeadura de 3 a 5cm no máximo. Além disso, estar monitorando as lavouras a partir da emergência no que se refere ao ataque de pragas e doenças”, complementa.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027