Diário da Manhã

Saúde

Vigilância ativa no câncer de próstata

Autor: Daniel Rohrig
Vigilância ativa no câncer de próstata
Foto: Divulgação

Estilo de tratamento consiste no monitoramento periódico da doença

Dentre os tratamentos abordados que dizem respeito a eficácia do combate ao câncer de próstata, a vigilância ativa se destaca. É um tipo de tratamento seguro para o câncer de próstata que se popularizou nos últimos anos. Caracterizada pelo acompanhamento periódico do tumor, sem que se faça uma cirurgia para sua retirada ou radioterapia, mas mantendo a possibilidade de um tratamento curativo quando for preciso, a vigilância ativa é indicada para tumores pequenos e de baixo risco (pouco agressivos).

Para o urologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Carlos Corradi, tumores menos agressivos pode ser submetidos a este tipo de tratamento. “A vigilância ativa consiste no monitoramento do câncer de baixo risco e pouco volume por meio de exames e consultas periódicas, normalmente a cada seis meses. Essa classificação é baseada no toque retal, PSA, métodos de imagem como a ressonância multiparamétrica e principalmente na biópsia da próstata” explica.

A vigilância ativa evita métodos muitas vezes agressivos ao paciente. Um tratamento definitivo, como a retirada total da próstata ou radioterapia (método capaz de destruir células tumorais com radiação), somente será indicado caso haja progressão da doença em pacientes com expectativa de vida maior que dez anos. Esse tratamento depende muito da aderência e do comprometimento do paciente. Os primeiros estudos sobre a efetividade deste tratamento começaram há pouco mais de 15 anos, no Canadá, e se popularizaram nos últimos anos.

Quanto aos riscos de se adiar o início do tratamento contra o câncer em virtude da vigilância, a SBU garante que desde que o paciente faça os exames periodicamente, conforme seu urologista determina, nos tumores de baixo risco, a possibilidade de agravamento do quadro é pequena. Homens jovens também podem aderir a este tipo de tratamento, pois a idade não é considerada um fator importante na vigilância ativa, somente os critérios de baixo risco.

Índices

Os estudos mostram que naqueles pacientes que não tiveram progressão da doença, isto é, em torno de 70% dos pacientes que ficaram em vigilância ativa em 15 anos, a taxa de mortalidade por câncer de próstata foi menor que 5%. No Brasil, não há dados conclusivos a respeito da porcentagem de pacientes que estão em vigilância ativa. Nos EUA, estima-se que estão no protocolo em torno de 40% dos pacientes com doença de baixo risco. A vigilância ativa é oferecida no Sistema Único de Saúde, em que é realizada da mesma forma que nos pacientes privados, dependendo muito da aderência do paciente a esse tratamento.

Outros tipos de tratamentos
 

  • Doença localizada: (confinada à próstata)
  • Tratamentos recomendados: Cirurgia radical: aberta, laparoscópica e robótica ou Radioterapia
  • Doença localmente avançada (somente ultrapassa os limites da próstata)
  • Tratamentos recomendados: Cirurgia radical acompanhada ou não de hormônio ou Radioterapia.
  • Doença avançada: (presente em outros órgãos, como ossos, gânglios e pulmões)
  • Tratamento clínico com hormonioterapia, quimioterapia e novas drogas orais, que melhoram a qualidade de vida e aumentam a sobrevida.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027