Diário da Manhã

Geral

Informação associada à literatura

Autor: Aline Prestes
Informação associada à literatura
Foto: Aline Prestes/DM

DM na Sala de Aula expõe trabalhos desenvolvidos pelos alunos na Feira do Livro

Durante os vinte anos do Projeto DM na Sala de Aula, muitas pessoas já fizeram parte da sua história, que participaram criando formas de aliar o jornal com as aulas, transformando a atividade em cultura, arte e conhecimento. Neste ano, o projeto do Grupo Diário da Manhã teve a oportunidade de participar e expor alguns dos trabalhos dentro da Feira do Livro de Passo Fundo. Através do desafio lançado por sua coordenadora, Taisa Schleder Diverio, educadores desenvolveram materiais que foram transformados em exposição.

Com mais de trinta escolas municipais, estaduais e particulares cadastradas e atuantes, o periódico oferece recurso, riqueza de conteúdo e informação, por isso professores foram convidados a incentivar seus alunos e a comunidade escolar em demonstrar um pouco do que é feito na sala com o uso do jornal como recurso pedagógico, conta Taisa. “O resultado que estamos vendo no espaço da feira é o que acontece em suas aulas, usando o jornal como apoio, para a Educação Infantil, Ensino fundamental e Médio. Nós agradecemos as escolas que se envolveram e participaram, tornando a ideia da exposição parte da feira”.

Dentre as instituições que expuseram seus trabalhos, está a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Rosso, localizada na Vila Rosso, Distrito de São Roque. Enquanto os alunos procuravam seus trabalhos expostos no espaço do DM na Feira, a diretora da Escola, Vanda Maria Vinhoque, relatou a importância do projeto e a diferença que ele faz nas atividades didáticas, além de alcançar os familiares dos alunos que recebem as edições para ler em casa. “Nossa escola tem apenas 69 alunos do primeiro ao nono ano, e somos uma equipe muito unida e coesa, conseguindo colocar dentro de todas as turmas o projeto” aponta ela.  A aluna Luana Cenci salientou que “adora” quando as aulas têm atividades relacionadas ao jornal. “Nós gostamos muito do Projeto DM na Sala de Aula, é difícil termos acesso ao jornal por morarmos no interior, isso facilita que possamos ler e ficarmos informados sobre o que acontece”.

Trabalhar de forma criativa, usando o jornal para criar objetos de artes, materiais diferenciados e atrair os alunos é o principal objetivo de acordo a professora de Ensino Religioso e Língua Portuguesa, Jubila Carapeços. “O projeto fortalece a leitura nos estudantes, o jornal é uma leitura diferente de um livro de poesia e de contos, nós trabalhamos as reportagens, cada um lê, faz um resumo e apresenta com suas próprias palavras, tira a sua ideia da matéria. O que aprendemos nas reuniões do DM na Sala de Aula trazemos para os alunos, por exemplo, eu com foco na leitura e minha colega professora de artes Elisabete Maria Bearze produzindo obras” finaliza.

Últimos dias para aproveitar a Feira

Para quem ainda não esteve no evento literário, restam apenas dois dias para aproveitar a oportunidade de visitar as livrarias expostas no salão de eventos do Bourbon Shopping, e participar das atividades e apresentações artísticas. Uma das atrações desse sábado (11), é o Jornalista André Trigueiro, que participará do evento em dois momentos, às 9h30min e às 19h30min. Durante o dia acontecerão apresentações teatrais e de danças. Encerrando a programação da 31ª Feira do Livro, no domingo (12), acontecerá a apresentação do espetáculo teatral “Expresso Literário”, de Barra Funda, às 14h. Ainda, o cantor Neto Fagundes falará sobre sua obra “Causos do Nêgo Veio”, interagindo com os fãs, às 17h, em seguida, às 19h, é a vez de “Os Fagundes” realizarem o show musical de encerramento da festa literária.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027