Diário da Manhã

Geral

Até 2018, Feira do Livro

Autor: Redação Diário da Manhã
Até 2018, Feira do Livro
Foto: Felipe Souza/AI Feira do Livro

Com diversas atrações e escritores, a 31ª Feira do Livro atraiu grande número de pessoas durante os dez dias de evento, superando a edição do ano passado

Após dez dias de movimentação literária, a 31ª Feira do Livro de Passo Fundo chegou ao fim no domingo (12), e superou as expectativas de público. O tema desta edição foi “Livro: a escada para o mundo do conhecimento”, e pelo terceiro ano consecutivo, o evento foi realizado no Bourbon Shopping. Durante o período de visitação, a Feira do Livro homenageou grandes personalidades, como o Patrono desta edição, Luís Fernando Verríssimo, que conversou e distribuiu autógrafos aos seus admiradores no primeiro dia do Feira do Livro, na sexta-feira (03).

Uma das novidades deste ano foi a “Homenagem Póstuma”, concedida a Valdelírio Nunes de Souza, conhecido popularmente como Papeleiro Chicão, que em vida, construiu uma biblioteca pública apenas com livros que recolhia do lixo. O acervo possuía mais de 12 mil exemplares. Seu Chicão faleceu em novembro de 2016 aos 72 anos de idade. O título de “Educador Emérito” foi para o Irmão Victor Rossetto, do Colégio Marista Conceição de Passo Fundo. Já o escolhido como “Amigo do Livro” foi o Hospital da Cidade de Passo Fundo, para quem as obras arrecadadas, por meio de doações, serão destinadas.

Diversos autores estiveram palestrando e atendendo fãs, como por exemplo, Mário Pirata, que tem seu trabalho voltado ao público infantil. Além dele, estiveram presentes os escritores, Ingrid Cañete, Marcelo Carnellas, Raphael Montes, Amanda Dreher, Léia Cassol, Illan Brenmam, Marion Cruz, André Trigueiro e Neto Fagundes. Os livreiros associados à Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), organizadora do evento, além de outras quatro livrarias e editoras estiveram expondo no evento literário. Ainda, a 31ª Feira do Livro contou com o Espaço Educação Especial e Inclusiva, onde entidades como a APAE de Passo Fundo, Associação Passo-fundense de Cegos, Associação Cristã de Deficientes, e a Associação dos Amigos da Criança Autista, puderam mostrar aos visitantes um pouco mais das instituições.

Das páginas ao público

A movimentação literária oportunizou que autores locais e regionais mostrassem suas obras em lançamentos e sessões de autógrafos. De acordo com a presidente da ALPF e coordenadora da Feira do Livro, Silvana Rovani, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. “Nesta edição tivemos um público recorde de visitantes, principalmente as escolas de Passo Fundo e da região. Nossas atrações agradaram a todos os públicos. Alguns imprevistos são normais, mas durante os dez dias dessa linda festa, tudo ocorreu conforme o que havíamos esperado, e foi maravilhoso. Ver o sorriso das crianças ao encontrar seus autores preferidos, ver a alegria dos autores no contato com o público, ter Luis Fernando Verissimo como Patrono, é gratificante. Acreditamos estar no caminho certo, para incentivar e formar cada vez mais novos leitores”, destaca Silvana.

O show de encerramento da 31ª Feira do Livro de Passo Fundo ficou por conta de “Os Fagundes”. Antes do show, Neto Fagundes falou com o público sobre seu livro “Causos do Nêgo Véio”.

Região presente na movimentação literária e cultural

O espaço Sesc/Senac realizou atividades paralelas ao palco principal do evento literário, como contações de histórias, oficinas de reparo de livros danificados e algumas apresentações artísticas. Escolas e talentos de outros municípios também participam do evento, com peças teatrais voltadas ao público infanto-juvenil. Professores de Lagoa Vermelha acompanharam o bate-papo com o Patrono Luis Fernando Verissimo. De Ernestina, Barra Funda, Vila Maria e de Camargo, espetáculos teatrais se apresentaram e encantaram o público presente.

Ano que vem tem mais

“Nem bem acaba uma Feira do Livro e já começamos a planejar outra”, afirma Silvana, ao pontuar que as primeiras reuniões de planejamento da edição 2018 devem começar em janeiro. “Não paramos. Logo faremos reunião para avaliar o evento, e já iniciamos os preparativos da próxima. Por enquanto, precisamos agradecer imensamente os nossos apoiadores, patrocinadores, parceiros, livreiros, e claro, toda comunidade que prestigiou essa verdadeira festa literária. Até 2018, Feira do Livro”, finaliza.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027