Diário da Manhã

Educação

Aulas retomadas

Autor: Matheus Moraes
Aulas retomadas
Foto: Matheus Moraes/DM

Após Cpers Sindicato confirmar continuidade da greve dos professores estaduais, três escolas de Passo Fundo prosseguem com aulas parciais. O único educandário que estava totalmente paralisado retornou nessa segunda-feira (13)

Em meio a continuidade da greve dos professores do estaduais, promovida pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers Sindicato), escolas da 7ª Coordenadoria Regional de Educação enfraquecem a paralisação e retornam às aulas. Das 39 escolas de Passo Fundo, apenas três continuam paralisadas parcialmente. A Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões, única totalmente paralisada no município, retornou às aulas na segunda-feira (13).

Foram exatos dois meses que a instituição localizada no bairro Nonoai participou da greve da categoria estadual. Apesar da continuidade, o grupo segmentado por direção e professores decidiu interromper à paralisação. “Chegamos no limite”, diz o diretor Ruben Nicolau Luft. “Nós decidimos voltar porque chegamos num ponto que não permitia continuar. Essa greve teve muito apoio da comunidade em razão do que o governo estadual está fazendo com a classe. Se continuássemos, sentimos que iríamos perder o apoio da comunidade”, argumenta.

No educandário, o retorno significa um recomeço de planejamento de horários de aula – a direção da escola acredita seguir o ano letivo até o fim de janeiro, com aulas no sábado. Durante a paralisação, a escola continuou com atividades pré-agendadas no calendário escolar, como participação na 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, 31ª Feira do Livro de Passo Fundo, Física na Praça, entre outras atividades. Segundo Luft, não existe a menor possibilidade de retornar a greve nesta temporada. “Não tem chance. A nossa escola foi a única que teve greve 100% do início ao fim. Queremos preservar o ambiente de respeito que temos na escola. Talvez ano que vem precisaremos estar juntos novamente”, completa.

Cerca de 750 alunos do ensino fundamental e ensino médio retornaram às aulas nos três turnos. Para os protagonistas da escola, a espera era grande. “Estava bastante ansioso pelo retorno”, relata o estudante da quarta série do ensino fundamental, Gabriel dos Santos Machado. O aluno relata que, durante os 60 dias em casa, buscou livros para retornar à rotina. “Eu tentei estudar em casa para chegar melhor do que saí, porque não quero continuar estudando até fevereiro”, desabafa. Além dos estudos, ele revela que a saudade da escola e dos colegas de aula já era grande. “Também queria brincar com meus amigos, ver eles na escola”, finaliza o menino de nove anos.

Embora a atitude seja contrária à determinação da categoria, o diretor da escola acredita que a escola fez o possível para contribuir ao protesto, mesmo ciente de seus prejuízos. “É inegável que tivemos prejuízos. Mas sempre tentamos todas alternativas com o governo e não conseguimos. Mesmo com a greve, conseguimos muito pouco. Se todos tivessem feito o que nós fizemos, talvez tivéssemos outro desfecho na greve”, conclui o diretor Luft.

Momento de recuperação

Para a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange 123 escolas na região, a manifestação dos professores perdeu força na região. O coordenador Elton Luiz D'Marchi lembra que o número de escolas paralisadas totalmente, que chegou a 15, hoje é zero. Além disso, as escolas parcialmente paralisadas que chegou a 25 está em três. “O número caiu bastante. Agora é recuperar as aulas”, relata.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027