Diário da Manhã

Esportes

Rodrigo Ferrari assumirá o EC Passo Fundo

Autor: Kleiton Vasconcellos
Rodrigo Ferrari assumirá o EC Passo Fundo
Foto Arquivo Pessoal

Treinador era cotado para seguir ao futebol chinês, mas definiu chegada ao Tricolor visando a disputa da Divisão de Acesso 2018. Direção também confirmou os demais nomes da comissão técnica

Faltando menos de três outros meses para o início da Divisão de Acesso 2018, é grande a movimentação no mercado do futebol gaúcho. As 16 equipes participantes da competição já iniciaram os ciclos de contratações e agora o Esporte Clube Passo Fundo anunciou o seu primeiro nome. É o treinador Rodrigo Ferrari, que deve estar nos próximos dias no Estádio Vermelhão da Serra, dando o pontapé inicial na pré-temporada.

Aos 40 anos, Ferrari esteve próximo de sair do Brasil. “Havia uma negociação com o futebol chinês, mas apareceu o Passo Fundo e a visibilidade de trabalhar no clube não tem comparação” explicou o treinador. Assim, as conversas com a direção tricolor intensificaram-se nas últimas semanas e levaram para o acerto iminente.

Embora seja jovem, Rodrigo Ferrari tem no currículo passagens por diversos clubes. Como auxiliar técnico, atuou no próprio EC Passo Fundo (fazendo parte da comissão técnica de Benhur Pereira), Novo Hamburgo e São Paulo de Rio Grande. Já na função de treinador, esteve à frente de Cerâmica, Ypiranga, FC Osaka Brasil, São Luiz, Cruzeiro-RS e Guarany de Camaquã. “Busco unir a qualificação teórica com a prática. Tenho graduação de futebol na CBF, quero sempre estar atualizado, unindo os trabalhos táticos e físicos. Meu grande trabalho foi no Al Kholoud, da Arábia Saudita, onde estive por duas temporadas e fui vice campeão em 2015” disse Ferrari.

Já projetando a chegada ao Passo Fundo, o treinador espera vir ao Vermelhão da Serra ainda nesta semana. “Queremos levar o Passo Fundo para o lugar de onde não devia ter saído, a elite. Tem camisa, tem história e tem torcida” afirmou. A ideia é já buscar atletas que tenham no currículo a vivência da Divisão de Acesso e assimilem o trabalho da comissão técnica, “que vai ser muito qualificada”.

Sobre a Divisão de Acesso 2018, Ferrari espera um competição muito equilibrada. “Vejo nomes da nova geração, que está tomando conta do mercado. Treinadores atualizados e por isso creio em um acesso muito disputado. Mas a gente é um dos fortes candidatos a subir, sem dúvidas” salientou.

Os trabalhos no Vermelhão da Serra, efetivamente, ainda não têm data para iniciar – isso depende da data inicial da Divisão de Acesso, o que vai ser definido após o congresso técnico, marcado para o dia 11 de dezembro. Para Ferrari, “o tempo ideal para uma pré-temporada é 45 dias, sempre lembrando que meu trabalho não difere a parte física da parte técnico-tática”. 

Outra passagem

Rodrigo Ferrari era auxiliar de Benhur Pereira no Gauchão de 2016. Naquela temporada, duas derrotas bastaram para que a comissão técnica fosse trocada. Em seguida, os mesmos profissionais salvaram o São Paulo-RG do rebaixamento. “A grande lição foi mostrar que o futebol é dinâmico. O ruim de hoje é o excelente de amanhã, pois saímos do Passo Fundo para fazer uma campanha irretocável em Rio Grande” expôs. 

Recado ao torcedor

“É muito importante que o torcedor acredite no meu trabalho. Não julgue sem conhecer. As portas do Vermelhão vão estar abertas, procure olhar os treinos e ter o embasamento para julgar. É fundamental que tenhamos o apoio da torcida e da comunidade” finalizou.

Aval da direção

A contratação de Rodrigo Ferrari não vem sozinha. A direção do clube confirmou, ainda, os nomes do preparador físico Paulo Vicali, o preparador de goleiros Gilson Dias e o auxiliar técnico Cláudio Garcia. “Nós acreditamos muito nessa comissão. São profissionais idôneos e atualizados com o que se faz no futebol moderno. Trazem muita bagagem de estudo e o Passo Fundo não tem medo de desafios” expôs o presidente do clube, Evandro Zambonato. O dirigente também confirmou que há negociações com uma “espinha dorsal” de time, passando por goleiro, zagueiro, volante, meia e centroavante.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027