Diário da Manhã

Polícia

Novo passo antes das obras no aeroporto

Autor: Édson Coltz
Novo passo antes das obras no aeroporto
Foto: Arquivo / DM

Assinatura do Termo de Compromisso, processo anterior à licitação, acontece na próxima semana

Uma das últimas etapas para que, enfim, sejam iniciadas as obras no Aeroporto Lauro kortz, o Termo de Compromisso será assinado entre o Estado e a União no Palácio Piratini no dia 24 de novembro. A agenda, marcada para às 10h, permitirá a liberação de recursos e publicação do edital de licitação, conforme confirmou o vereador Paulo Neckle (PMDB), presidente da Comissão Especial que atua no Legislativo para tratar da ampliação do local. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa com a participação de demais vereadores, entidades de classe e representantes do Executivo.

Com a data marcada, Neckle reforça a importância da união partidária e da pressão política feita em Porto Alegre e Brasília. Conforme ele, essa conquista só foi possível porque, em aproximadamente cinco anos, Passo Fundo se manteve unida em prol de um mesmo objetivo. “Nunca desistimos e, hoje, me sinto feliz por poder dividir com os colegas e transmitir à comunidade a notícia de que o sonho está mais próximo de ser realizado”, reiterou.

Presente na reunião, terça-feira (14) no Plenarinho, o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (Acisa), Lamar Sakis, em nome de outras entidades e empresas que contam com a melhoria no serviço de aviação, comemorou o anúncio, enfatizando que a data de assinatura do documento é justamente quando ocorrerá o lançamento de mais uma Expoacisa, que apresenta o potencial de empresas passo-fundenses.

Por ser um marco na luta por melhorias no Lauro Kortz, representantes do Legislativo, Executivo, entidades de classe e instituições de ensino deverão estar em Porto Alegre. Um novo encontro será marcado para que seja discutida a viagem e, conforme salientou o secretário de Desenvolvimento, Carlos Eduardo Lopes da Silva, é importante que a mobilização siga e que se mostre intensificada no próximo dia 24. “É uma conquista batalhada há anos e que deve ser festejada. Esse movimento mostra a descaracterização partidária por um bem comum. Que este avanço prossiga e que continuemos com esta filosofia de trabalho”, defendeu.

As obras

Cerca de R$ 44 milhões serão destinados pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para as obras no aeroporto. O Estado, após a assinatura do Termo de Compromisso, é responsável pela publicação do edital de licitação, a partir do qual será contratada a empresa que realizará a remodelação do espaço.

Entre as principais obras previstas para o Lauro Kortz, estão o alargamento das duas cabeceiras de pista, um terminal para passageiros, uma esteira de carregamento de bagagens e instalação de equipamentos que devem melhorar os pousos e decolagens das aeronaves, especialmente em dias de neblina ou chuva. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027