Diário da Manhã

Saúde

Área de embriologia em expansão

Autor: Daniel Rohrig
Área de embriologia em expansão
Foto: Divulgação/Fasurgs

Regulamentada desde 1979, profissão auxilia o trabalho da natureza em diversas áreas, como a fecundação de embriões

Quando se trata da natureza, nem sempre os planos saem conforme são idealizados, pois dependem de diversos fatores complexos para acontecerem. Nesse sentindo, a biomedicina atua como uma “força extra” para que o corpo humano trabalhe de forma alinhada com as vontades dos pacientes.

Após o casamento, Bruna Klein, 34 anos, buscou uma clínica de fertilização e reprodução humana para driblar a dificuldade que tinha em engravidar. Ao ingressar no tratamento, precisou seguir alguns procedimentos durante meses e no fim das etapas, a notícia da gravidez soou como música para os ouvidos.

“O primeiro embrião fecundado foi a Laura e após três anos e meio eu queria ser mãe novamente. Então, veio a Maia, um dos embriões que estavam congelados. Fui alertada de que as chances de fecundação deste segundo embrião eram reduzidas, pois estava congelado há muito tempo. Quando o procedimento iniciou, eu confiava que daria certo, pois o embrião pulsava muito, tinha certeza que já estava grávida. Após algumas semanas fiz o teste e o resultado foi positivo. A Maia é um presente de Deus também”, conta Bruna.

Segundo a professora do curso de biomedicina da Fasurgs e embriologista em clínica de reprodução humana, Iaskara Vieira de Oliveira, trabalhar nesta área é possibilitar a realização de sonhos. “Trabalhamos com vidas, e podemos dar uma forcinha para Deus. Recebemos pacientes sempre ansiosos e fazer parte deste processo é maravilhoso. É uma área que demanda atenção redobrada, porém a chegada dos bebês nos proporciona uma alegria imensa”, disse a professora.

Iaskara relata que, na área da reprodução humana, é necessário muita leitura sobre embriologia, pois é um campo muito amplo. “Por saber que os biomédicos podem se inserir no meio, decidi conhecer melhor a embriologia e reprodução humana desde o início da graduação”. A professora fala ainda que o procedimento é rápido tanto na coleta dos óvulos quanto na fecundação. “Tudo ocorre com equipe multidisciplinar acompanhando em bloco cirúrgico bem equipado”, concluiu.

“Se a pessoa tem condições, e não consegue engravidar pelo método natural, não deve ter dúvidas, pois é um procedimento tranquilo, sem dor. Além de agradecer a Deus, agradeço também a essas novas tecnologias que possibilitam que mulheres consigam realizar o sonho de ser mãe”, disse Bruna.

Áreas de atuação

O biomédico pode atuar em laboratórios de análises clínicas, toxicológicas, ambientais, imagenologia, físico-químicas e microbiológicas de água e efluentes, indústrias de alimentos, e outras trinta áreas adjacentes. A coordenadora do curso da Fasurgs, Elisa Sisti, afirma que histórias como esta evidenciam o importante papel que o biomédico tem atualmente na área da saúde. “A biomedicina é uma profissão presente em mais de 20 países, classificada no ranking das profissões divulgado pela Revista Exame está entre as 45 mais atrativas do mercado de trabalho”.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027