Diário da Manhã

Geral

Caminhoneiros fazem protesto contra aumentos

Autor: Vinicius Coimbra
Caminhoneiros fazem protesto contra aumentos
Foto: Matheus Moraes/DM

Ato ocorre contra reajustes feitos recentemente no preço de combustíveis e do gás de cozinha. Entrada e saída do terminal de combustíveis em Passo Fundo será trancada

Caminhoneiros de Passo Fundo farão um protesto nesta quarta-feira (6), contra o aumento do preço dos combustíveis e do gás de cozinha. Eles devem trancar a entrada e a saída do terminal de combustíveis do município, no Distrito Industrial, a partir das 6h. O ato terá a participação também do Sindicato Rural. Segundo um dos organizadores, André Pretto, a manifestação ocorrerá em diversos municípios do país. Na região, Carazinho também participará do ato. “É uma luta já antiga. Sempre os caminhoneiros tem que ficar colocando peito na coisa. Lamentavelmente todo mundo está sofrendo com esses abusos de combustíveis. É uma maneira de fazer um protesto ordeiro. Durante o dia será definido a duração e como será feito o protesto. Pretto afirma que a manifestação não tem qualquer objetivo político. A expectativa é que 100 pessoas participem do protesto.

Aumento no gás de cozinha

A Petrobras reajustou em 8,9%, em média, o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, engarrafado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg. O reajuste do gás de cozinha entrou em vigor na terça-feira (5). Segundo Elizete Pierezan, da Central de Água e Gás, o aumento deve ser repassado aos consumidores nos próximos dias, já que o estoque atual será vendido pelo preço antigo.  Atualmente, em Passo Fundo, o botijão de 13kg é vendido a R$ 70 em média. Elizete alerta que os seguidos aumentos prejudicam as vendas. “Agora no começo do mês, a venda está bem mais fraca. O pessoal está economizando mais. Quem usa todo mês está buscando outras alternativas”, afirma. Ela diz que, em outros anos, o aumento do preço do gás era feito anualmente. Agora, chega a ocorrer até três vezes por mês.

O governo explicou que o aumento se deve principalmente à alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanha a alta do Brent, (petróleo cru), que indica a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado, segundo a Petrobras.O percentual anunciado de reajuste leva em contra preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a Petrobras estima que o preço do botijão de gás de cozinha de 13kg deve subir, em média, 4%, ou cerca de R$ 2,53 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Em nota, o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) afirma que o reajuste anunciado pela Petrobras ainda deixa o preço dos botijões de cozinha de 13kg cerca de 1,3% abaixo do preço de paridade internacional.

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027