Diário da Manhã

Economia

Brasileiros tiram de circulação R$ 1,5 bilhão guardando moedas

Autor: Isabella Westphalen
Brasileiros tiram de circulação R$ 1,5 bilhão guardando moedas
Reprodução internet

O cálculo do Banco Central ainda estima que 35% dessas moedas estão guardadas ou perdidas. Para a economista Cleide Moretto, apesar desse dinheiro não girar, essa é uma notícia que contribui para uma mudança no comportamento dos consumidores, no sentido de que podem estar mais atentos aos seus gastos. “Talvez as pessoas estejam prestando atenção em atitudes que antes não prestassem. Mesmo que seja um dinheiro que não circule, guardar é um bom sinal, do ponto de vista do consumidor”, explicou Cleide, que salienta que esse comportamento de poupar, pode ser proveniente da crise financeira e que acha importante essa sinalização de preocupação.

A economista também salienta que a consciência de ter uma poupança é algo que já existe nos países mais desenvolvidos e é saudável que o consumidor tenha essa consciência, pois apesar de ser um pouco prejudicial para a economia, evita endividamentos e dá a garantia para o indivíduo, em eventuais dificuldades financeiras. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Evandro Zanolla, que também é proprietário da loja Varejão Paulista, afirma que no dia a dia são encontradas dificuldades no comércio, por conta desse hábito de guardar dinheiro nos cofrinhos. “Esse montante, que é bem significativo, deixa de circular, fica privado e paralisado”, avaliou o presidente, que revela que para reverter um pouco dessa situação, a loja adotou uma técnica de solicitar aos clientes que tem cofrinho, que leve até a loja e troque por dinheiro em cédula. “A gente sempre se surpreende com a quantia de pessoas que aceitam esse convite. Eles vem e trazem para nós e isso já nos ajuda bastante, porém, essa prática ainda não é um hábito”, comentou Zanolla.

O comerciante ainda afirma que o dinheiro guardado no cofrinho começa a ser mais visto na época de final de ano. “É o momento também da criança abrir o seu cofre para comprar um presente de Natal, enfim, essa é a época com mais circulação de moedas”, ressaltou Zanolla, que afirma estar otimista para as vendas das festas do fim de ano.

Décimo terceiro

Em relação ao recebimento do décimo terceiro salário, Cleide afirma que a ideia é que o recurso seja usado, primeiramente, para sanar eventuais dívidas, fazer negociações para descontos, entre outras ações. “Esse é um dinheiro disponível para o trabalhador, para que possa sanar o que está devendo, ou parcelou, fechar contas. É uma maneira de ganhar ou de deixar de perder pagando juros”, frisou a economista, que acredita nos benefícios que essa bonificação tem na vida das pessoas.

Caso a pessoa não tenha dívidas ou pendências financeiras, o que, de acordo com Cleide é raro atualmente, tendo em vista a crise que se vive no país. “Para manter um padrão de vida, em função também da crise, as pessoas adquirem dívidas. Se não tiver dívidas, use para comprar algo que precise, ou, se puder, o conselho é que guarde esse dinheiro, pois o futuro ainda é de risco na economia”, complementou a economista. Cleide ainda afirma que 2018 ainda haverão momentos difíceis, economicamente falando. “Vai haver uma melhora, porém, isso não quer dizer que está tudo bem. Para voltar aos níveis anteriores, vai um longo tempo ainda, difícil”, salientou a economista, que aconselha que as pessoas sigam poupando seus recursos financeiros. 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027