Geral

ACIC completa 100 anos nesta segunda-feira

Autor: Redação Diário da Manhã
ACIC completa 100 anos nesta segunda-feira
Divulgação/ Reprodução

Centenário será marcado por homenagem especial ao ex-presidente Sidnei Meyer

Em 15 de janeiro de 1918 é redigida a primeira Ata da Associação Comercial e Industrial de Carazinho. A Ata número 1 oficializava a fundação da “Praça do Commercio de Carasinho”. Se concretizava neste momento o sonho de um grupo de empresários carazinhenses liderados por homens visionários e determinados como Israel Almeida, Julio Hanker e Angelo Menneghello, que integraram a primeira diretoria. Pouco tempo depois, em 17 de julho de 1921 houve a mudança de denominação para Associação Commercial de Carasinho. A partir daí, a entidade se tornou protagonista dos principais pleitos que construíram a história do desenvolvimento de Carazinho, desde a emancipação em 1931, assim como as demais demandas ligadas aos diferentes ciclos econômicos das últimas nove décadas.

Para o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, a entidade chega aos 100 anos mantendo os mesmos princípios que mobilizaram os empresários fundadores em 1918, especialmente a preocupação em articular esforços sociais e políticos em prol do desenvolvimento, fortalecendo parcerias com demais entidades, instituições e poder público. “Em todos os movimentos sociais, sejam de empresários, trabalhadores ou de finalidades filantrópicas ou políticas, existem objetivos maiores que fazem com que as pessoas se mantenham unidas na defesa daquilo em que acreditam. Na história da ACIC, sempre houve causas que precisavam ser defendidas, lutas necessárias que justificaram a continuidade e a perenidade da instituição”, destaca Cunha.

Em 100 anos de atividade, a ACIC reuniu mais de uma centena de empresários que dedicaram parte do seu tempo em prol do crescimento da entidade, e, em especial, do desenvolvimento de Carazinho, entre eles, os 47 presidentes que lideraram a entidade nestes 100 anos. Todos homenageados na Galeria dos Presidentes inaugurada em 2017, como parte das comemorações do centenário da entidade. Para marcar a data oficial da fundação nesta segunda-feira e ao mesmo tempo homenagear um dos dirigentes mais dedicados da história recente da entidade, o presidente Jocélio Cunha anunciou que a Sala de Reuniões da ACIC passara a se denominar Sala Sidnei Meyer, como uma deferência ao ex-presidente executivo e ex-presidente do Conselho Deliberativo da entidade, falecido na última semana. “Começamos a escrever hoje a história dos próximos 100 anos da ACIC. Uma história que só será escrita graças a abnegação de homens como Sidnei Meyer que tiveram participação decisiva na trajetória deste primeiro século da entidade e foram determinantes para o desenvolvimento de nosso município. Homenageando Sidnei Meyer estamos homenageando todos eles”, conclui.    

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027