Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Meio Ambiente

Instabilidade deve prevalecer até o fim de semana

Autor: Redação Diário da Manhã
Instabilidade deve prevalecer até o fim de semana
Foto Édson Coltz/DM

Maiores volumes de chuva são esperados para esta quinta-feira (18)

A semana começou com tempo aberto em grande parte da metade sul do Rio Grande do Sul. Somente a faixa norte do estado, que compreende municípios como Passo Fundo, é que a nebulosidade e a chuva prevalecem. A previsão para esta semana é de pancadas de chuva sobre grande parte do RS a partir de hoje (17). Porém, a metade sul ainda pode não registrar chuvas, em que os bons volumes devem voltar a ocorrer, de fato, somente na semana que vem, pois ao longo desta semana, os corredores de umidade ainda estão voltados à faixa central do Brasil.

Até sexta-feira (19), o prognóstico indica a presença de nebulosidade ao amanhecer e pancadas de chuva durante a tarde e a noite. Mesmo com estas condições, a sensação de abafamento deve marcar o clima, com temperaturas mínimas próximas aos 20ºC. Volumes significativos são esperados para quinta e sexta-feira, conforme explica o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio. “As pancadas de chuva ao longo do dia podem se intensificar, com a ocorrência de trovoadas e rajadas de vento moderadas. Uma consideração importante é de que as pancadas de chuva serão mais distribuídas, ao contrário da semana passada”, pontua.

A partir da semana que vem, as condições de chuvas se normalizam, inclusive para fevereiro, quando podem ocorrer chuvas acima da média para diversas localidades. A estiagem causa danos às lavouras, em especial à soja, uma vez que os baixos níveis de umidade do solo comprometem o pleno desenvolvimento das lavouras. No caso do arroz, ainda não houve relatos de perdas. De acordo com Sampaio, o mês de dezembro registrou chuvas bem abaixo do esperado. Para a primeira quinzena de janeiro, o acumulado pluviométrico atinge os 40 milímetros. “A quantidade para janeiro, apesar de baixa, foi bem mais distribuída, mesmo que em algumas regiões tenha chovido mais e em outras, menos. No comparativo com o mesmo período do ano passado, estamos com um volume bem baixo, já que em janeiro de 2017, já tínhamos registrado 155 milímetros para esta época”, frisou o observador meteorológico.

Temperaturas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) prevê temperaturas típicas para janeiro na região Norte do RS. Nessa quarta-feira (17) a mínima é de 20ºC, mas ao longo da tarde, os termômetros podem chegar aos 27ºC. Na quinta-feira (18) as mínimas ficam ainda mais altas, com previsão de 22ºC ao amanhecer e 27ºC durante o dia. Os índices de radiação solar estão nos níveis máximos, segundo o Cptec, e requerem atenção quanto a exposição solar.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027