Diário da Manhã

Política

População deve contribuir com a revisão do Plano Diretor

Autor: Redação Diário da Manhã

O documento inclui os transportes, os espaços urbanos e todos os demais aspectos que integram o ambiente em que se vive

O processo de Revisão do Plano Diretor de Passo Fundo, que se iniciou no ano passado e segue com ações até 2019, está avançando. Nessa semana, o grupo que está trabalhando para que a revisão aconteça dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério das Cidades aprovou a metodologia de trabalho proposta, que inclui a mobilização e chamamento da população passo-fundense para participar dessas ações e ajudar a pensar o município.
O Plano Diretor é o instrumento que busca garantir a todas as pessoas um lugar adequado para morar, trabalhar e viver. Por isso, a participação da população nesse processo é um dos quesitos mais importantes para que se construam ideias que melhorem a vida dos passo-fundenses, o que inclui os transportes, os espaços urbanos residenciais, os espaços urbanos comerciais e todos os demais aspectos que integram o ambiente em que se vive.

Para garantir a participação da população serão realizadas audiências públicas, oficinas avaliativas, oficinas propositivas temáticas e conferências. Esses encontros e discussões acontecerão ao longo deste ano, finalizando no próximo ano, quando está prevista a realização de duas conferências, uma inicial e outra final, quando então se consolidam as ideias apresentadas e o projeto é encaminhado para que se torne lei.


Chamamento da população

Para participar desse processo é preciso ficar atento às datas e locais de realização das audiências e oficinas. Como a ideia é que participe o maior número possível de pessoas, e oriundas das diversas regiões do município, seja da área urbana ou rural, as oficinas avaliativas serão territoriais. Isso quer dizer que serão realizadas nos quatro cantos da cidade, para que cada um participe com sugestões e proposições para a área em que mora. Para isso, Passo Fundo foi dividida em cinco regiões e, cada uma delas, de acordo com o número de moradores, terá duas ou três oficinas avaliativas.
A primeira oportunidade de participação será já no dia 2 de fevereiro, quando acontece a primeira audiência pública, que vai apresentar a metodologia de trabalho, ou seja, vai informar aos interessados de que forma acontecerá o processo de revisão daqui para frente.
Já a primeira região a receber e participar de uma oficina avaliativa será a Sul, quando deverão participar os moradores dos bairros da grande São Cristóvão. Esta oficina será no dia 5 de fevereiro. No primeiro momento de atividades serão apresentados dados gerais do município, sua evolução e as relações com o Plano Diretor e programação da oficina. Em seguida, será aberto o momento de debates, em que as pessoas poderão apresentar os aspectos positivos e negativos, primeiramente do município e depois do bairro em que estão inseridos. Outras informações no site.

Comentários

Galerias de Fotos

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027