Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Otimismo no lançamento da Expodireto 2018

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
Otimismo no lançamento da Expodireto 2018
Foto: Redação DM

Política, agricultura de precisão e agricultura digital serão foco do evento, que acontece de 05 a 09 de março, em Não-Me-Toque

Em clima de otimismo e com a presença de autoridades estaduais e nacionais, a 19ª Expodireto Cotrijal foi lançada oficialmente na terça-feira (07), em evento realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Em seu discurso, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressaltou a importância do setor primário. “O agronegócio tem sido o sustentáculo da economia do país. O Brasil enfrentou uma grande crise, com queda no PIB e juros altos, e a produção primária manteve a inflação baixa. O campo está levando o país ao desenvolvimento”, destacou, acrescentando que a edição de 2018 deverá ser de continuidade na retomada de crescimento nos negócios, iniciada em 2017.

Presente na solenidade, o governador do Estado, José Ivo Sartori, afirmou que a Expodireto é motivo de alegria e orgulho para o Rio Grande do Sul. “É uma obrigação para mim e para o vice-governador, José Paulo Cairoli, estarmos aqui. Sempre digo para quem realiza eventos: não desistam! Feiras como a Expodireto elevam o espírito da comunidade”, elogiou o governador.

Sartori ainda comentou sobre as dificuldades econômicas que o estado enfrenta. “A caminhada é espinhosa. O que seria da produção agrícola do país se não fosse a ida do gaúcho para outras regiões, plantar a sua semente? Estamos tentando plantar uma semente com coragem aqui, no estado”, disse.

Presenças

Em viagem à Ásia, o secretário estadual da Agricultura Ernani Polo foi representado pelo secretário adjunto André Petry. “A secretaria da Agricultura tem uma participação efetiva no evento, inclusive com estande para a troca de informações no intuito de aprimorar o setor primário”, comentou Petry.

Vergílio Perius, presidente do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, também esteve no lançamento. “Com absoluta certeza a Expodireto é a expressão do cooperativismo gaúcho e nacional. Ela tem um grande reflexo porque se tornou internacional”, frisou.

Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, ressaltou o clima de otimismo que antecede a feira. “Temos uma grande presença de autoridades nos prestigiando e, com certeza, em 2018 vamos ter uma grande feira. O ano está iniciando bem, em clima de mais otimismo, onde tudo parece estar melhor”, ressaltou.

Palco do agronegócio

Durante o lançamento, Mânica apresentou detalhes da Expodireto, que acontecerá de 05 a 09 de março, em Não-Me-Toque. “A Expodireto só acontece graças aos expositores e à divulgação feita pela imprensa. A feira também é um palco de discussões do setor. Precisamos discutir uma política do agronegócio e vamos, também, debater agricultura de precisão e a agricultura digital. Mais de 70 países, de cinco continentes, já confirmaram participação no evento”, revelou.

Mais de 500 expositores participarão da feira, que acontece numa área de 84 hectares. A expectativa da comissão organizadora é de que o evento reúna 240 mil pessoas. Em 2017, a feira teve uma movimentação de R$ 2,120 bilhões.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027