Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Saúde

Órgãos de saúde recomendam cautela neste carnaval

Autor: Daniel Rohrig
Órgãos de saúde recomendam cautela neste carnaval
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Época do ano é considerada crítica quando se trata da propagação de doenças sexualmente transmissíveis

A maior festa popular brasileira é conhecida por mover milhões de pessoas nas ruas de todo o país durante os dias de folia. No carnaval, o consumo de bebida desenfreado pode facilitar a ocorrência de relações sexuais sem proteção, e por tabela, a transmissão de doenças, conforme alertam as autoridades de saúde. De acordo com a enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde, Seila Abreu, mesmo não havendo precisão quanto a ocorrência de casos de transmissão das DST’s, a época do ano acaba sendo um agravante. “Como as pessoas saem e se divertem nas várias noites de festas,  o que a gente sabe e vivencia junto ao SAE é que o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e até mesmo drogas ilícitas facilita, e muito, o sexo sem proteção. As pessoas acabam não usando e contraindo doenças”, comenta.

A preocupação por parte do SAE também reflete no aumento da procura de empresas e blocos carnavalescos pelos preservativos durante esta época do ano. “É um fato bem marcante desta época. As empresas nos procuram em busca de preservativos para fazer a distribuição para os colaboradores bem como os blocos de carnaval. Dentre o público que procura, com certeza as empresas lideram”, relata Seila. Para garantir os materiais de prevenção, basta procurar o Serviço de Atendimento Especializado, onde a distribuição ocorre de forma gratuita.

O panorama não tem apresentado números positivos para a região quando o assunto são os casos de DST’s. Em Passo Fundo, por exemplo, algumas doenças superam a média de grandes cidades. “Nós temos observado um aumento exponencial dos casos de sífilis e HIV em Passo Fundo, em um contexto em que a cidade já desponta como uma das primeiras no ranking de infecção no país. A chegada do carnaval pode ser sim um fator que agrava na ampliação destas estatísticas justamente pela cultura que a festa representa”, cita Seila.

Incidência é maior entre os jovens

Apesar dos esforços do SAE serem voltados a todos os públicos ao longo do ano, são os jovens adultos que ganham atenção especial durante o Carnaval, justamente por representarem um grupo de potencial risco de exposição às doenças. “Pela nossa vivência trabalhando com estes tipos de público, são geralmente esta faixa etária que está iniciando a vida sexual que fica exposta ao risco maior. É uma linha de idade ampla, dos 18 aos 40 anos, por exemplo”, explica Seila. A enfermeira comenta que o público também está diretamente ligado aos grandes frequentadores das festas carnavalescas.

Onde encontrar o SAE

Desde preservativos até a realização de testes rápidos para a identificação de doenças sexualmente transmissíveis podem ser encontradas de graça no Serviço de Atendimento Especializado, localizado na Rua Silva Jardim, 714, próximo a Vigilância em Saúde em Passo Fundo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30. Além dos atendimentos citados, funciona junto ao prédio do SAE uma farmácia, que disponibiliza todos os medicamentos antirretrovirais necessários ao tratamento de pacientes com AIDS. O número de medicamentos disponibilizados pela farmácia é de 6.740 até o momento.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027