Meio Ambiente

Parque Municipal volta ser ocupado pela população

Autor: Sereno Azevedo
Parque Municipal volta ser ocupado pela população
Foto: Sereno Azevedo/ DM

Melhorias no local começam a surgir com a finalidade de devolver à comunidade um local de laze

O recomeço da revitalização do Parque Municipal José Alberto Xavier da Cruz ocupou espaço nas redes sociais durante o último fim de semana, quando o projeto “Domingo no Parque”, levou dezenas de famílias a um dos locais mais bonitos, em meio à natureza, da região Norte do estado gaúcho.

Conhecido como Parque da Cidade, o local é contemplado com uma flora e fauna e por uma riqueza de fontes de água, que formam açudes e o conhecido ‘chuveiro de bica’. Na tarde quente do domingo (18), quando a temperatura ficou na média dos 30 graus, os mais jovens ocuparam a área permitida para banho e passaram a tarde brincando e se refrescando nas águas do principal açude do parque. Na ampla área verde com sombra, também não faltou o tradicional chimarrão e a pipoca. Um grupo de artistas locais realizou apresentação de Capoeira.

As crianças menores, acompanhadas dos pais, preferiram o banho da água natural que vem do meio da mata e jorra sobre as pessoas em bicas. “Hoje é a primeira vez que trago minha filha Juliana, de oito anos, para brincar aqui no parque. Ela praticamente passou toda a tarde na bica, se divertindo com as crianças que conheceu aqui,” disse a mãe, Marlene Schneider, 48 anos. Quando conheceu o parque tinha pouco mais de 17 anos. Marlene confessa que não recorda de ter estado no local, pelo menos, nos últimos 20 anos. Pouco depois das 9h, três famílias da localidade de São Bento chegaram ao parque para passar o domingo. “Viemos com nossos filhos, que pediram para conhecer o parque, que é muito lindo. Tudo está bem organizado, mas faltam bancos e banheiro aqui, perto da bica,” comentou a produtora rural Estela dos Santos.

Projetos de novas melhorias

No final da tarde, o prefeito Milton Schmitz, juntamente com secretários, realizou o plantio de duas mudas de araçá, junto à área de lazer do local. O prefeito destacou o projeto de restruturação, que dará à comunidade um espaço para encontro das famílias.

O secretário municipal da Agricultura, Aldrin Keiser, falou sobre o trabalho de recuperação dos acessos internos do parque, feitos pela sua pasta. O secretário de Desenvolvimento, Dêninson da Costa, disse que, ainda nesta semana, projetos estão sendo encaminhados ao Ministério do Turismo, com a finalidade de buscar recursos federais para serem investidos no parque como, por exemplo, na construção de um pórtico de entrada e ampliação da infraestrutura.

Segundo o secretário, a intenção é de que R$ 2 milhões sejam investidos até o final deste governo. No projeto, também estão as obras de pavimentação dos 4 km do acesso que liga a cidade ao parque. “Já temos, a partir de uma emenda do deputado Ronaldo Nogueira, recursos a serem liberados na ordem de R$ 692 mil, que serão utilizados para pavimentar perto de 1 km da estrada. A obra deverá começar do parque em direção à cidade,” comentou Deninson. As floreiras retiradas do calçadão do centro da cidade, no último sábado, deverão ser instaladas no local.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027