Polícia

“Ele assumiu o risco de matar uma pessoa com o veículo”, diz delegada

Autor: Vinicius Coimbra
“Ele assumiu o risco de matar uma pessoa com o veículo”, diz delegada
Vinicius Coimbra/DM

Inquérito sobre a morte de ciclista foi concluído. Acusado do crime foi indiciado por homicídio doloso - quando se assume o risco de matar

A Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil encerrou o inquérito da morte de Jonatas Conterno, de 37 anos. O médico foi atropelado na ERS 153, nas proximidades do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, no último dia 13.

A prisão preventiva havia sido pedida por um crime homicídio culposo – quando não há a intenção de matar – no trânsito, além de omissão de socorro e embriaguez ao volante. O entendimento da delegada Daniela de Oliveira Minetto mudou com o andamento da investigação. “Nós apuramos várias testemunhas durante o inquérito e, por isso, da mudança da prisão dele, que foi de homicídio culposo de trânsito, para doloso [quando se assume o risco de matar] em razão das circunstâncias que se estabeleceram”, afirmou a delegada Daniela de Oliveira Minetto.

Desse modo, ele será indiciado por homicídio doloso, omissão de socorro majorado e também por embriaguez ao volante. A mudança implica em uma pena maior caso o homem seja condenado na justiça, que deve ocorrer através do tribunal do júri. A pena do homicídio doloso é de 12 a 30 anos de prisão.

A delegada explicou os pontos que levaram à mudança. “Mesmo sabendo que ia participar de uma festa dessas [de carnaval], ele resolveu ir com o próprio veículo e decidiu ingerir bebida alcoólica”, disse. A investigação aponta que, no local, havia a possibilidade de o indiciado pegar um táxi, já que vários deles estavam à disposição na saída da festa. O que não foi feito. Além disso, Manoel trafegava em alta velocidade no momento do acidente.

A delegada pediu uma perícia nas imagens para descobrir ao certo a quantos quilômetro por hora o motorista estava no momento do crime. “Ele teve várias oportunidades de agir de outra forma e não agiu. Em todas essas etapas, ele assumiu o risco de matar uma pessoa com o veículo”, concluiu a delegada. A companheira do indiciado foi ouvida na investigação. Ele permaneceu em silêncio. O acusado foi detido logo depois do crime e continua preso no Presídio Regional de Passo Fundo.

Relembre o crime

Jonatas Conterno, de 37 anos, foi atropelado na RS 153, nas proximidades do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na manhã do domingo (13). Ele andava de bicicleta na via quando foi atropelado por um Fiat Brava. O condutor fugiu do local e não prestou socorro. Pouco depois, a Brigada Militar efetuou a prisão do suspeito no Bairro Garden. Ele não tinha antecedentes criminais. No mesmo dia, ele foi recolhido ao presídio.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027