Meio Ambiente

Mosquito da Dengue está presente em todos os bairros de Carazinho

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
Mosquito da Dengue está presente em todos os bairros de Carazinho
Foto: Rodolfo Silva/ DM

Levantamento sobre a infestação de Aedes aegypti aponta que quantidade de focos da cidade é preocupante

Levantamento concluído no final da tarde de quinta-feira (1°) aponta que a situação vivida por Carazinho, em termos de presença do mosquito Aedes aegypti causa preocupação à saúde pública. “Trabalhamos desde segunda-feira e, nesta quinta, conseguimos concluir o serviço. Mesmo sem o resultado oficial do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), pela experiência da atividade em campo, podemos afirmar que é alto o índice de infestação e a cidade vive uma situação muito preocupante”, revela Maria Emília Diehl, supervisora dos trabalhos de combate ao mosquito, que é o transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O LIRAa tem como característica analisar todas as regiões da cidade. Oito agentes de endemias e dez agentes comunitários de saúde trabalharam no levantamento. A previsão era de que 1.200 imóveis fossem visitados. “Analisamos um número superior a isso. Todos os bairros da cidade estão infestados e as piores situações foram encontradas nos bairros Oriental, Glória e Floresta. Encontramos muitos focos e esse índice deverá ser um dos mais altos de todos os LIRAa's”, comenta Emília.

Os focos

Conforme a supervisora dos trabalhos de campo de combate ao mosquito, focos são encontrados em diferentes lugares. “Há muitos locais com água parada. Também encontramos muito lixo, muitas piscinas de plástico abandonadas, caixas d'água de coleta da chuva e também uma enorme quantidade de pneus largados sem o destino correto”, explica.

Sem casos das doenças

Até o momento, Carazinho não tem casos suspeitos nem confirmados de nenhuma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Isso é um alento para nós. Se houver um caso, a situação fica bastante complicada porque a chance da doença se proliferar é enorme diante do fato de que há uma presença intensa do mosquito em todos os bairros da cidade”, finaliza Emília.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027