Geral

O procedimento em casos de abandono de animais

Autor: Matheus Moraes
O procedimento em casos de abandono de animais
Foto: Vinicius Coimbra/DM

Após denúncia, Secretaria de Meio Ambiente deve notificar o responsável que pode ser multado

Um caso de abandono de animais no Loteamento Leonardo Ilha motivou uma leitora do Jornal Diário da Manhã a comunicar sobre a situação observada em uma residência na Rua Ocides Luis da Silva. O relato chamava atenção para o fato  de 12 cães estarem desde o último sábado sem amparo no terreno, segundo ela, após moradores da residência terem mudado de endereço. Os animais permaneciam amarrados no local, até ontem a tarde. Procurada pela reportagem do Jornal Diário da Manhã, a Secretaria de Meio Ambiente (SME) esclareceu que a recomendação em casos de maus tratos a animais é que o autor da denúncia entre em contato com a Pasta para abrir um protocolo com o fornecimento de informações.

O fato, conforme relatou o secretário Rubens Astolfi, é esporádico em Passo Fundo. Segundo ele, a média de casos de abandono de animais no município tem sido baixa nos últimos anos. “É um exemplo esporádico, principalmente em casos de mudança. Às vezes o animal está com uma família a vida toda. Não é por motivo de mudança que se abandona os animais. Mas é uma média bem baixa que estamos registrando nos últimos anos”, considera. No entanto, quando casos assim acontecem, a orientação é a denúncia para o setor responsável. “Primeiro que isso não se deve fazer. É uma responsabilidade de quem é o tutor do animal. Quando a população identifica esse tipo de caso, deve fazer a denúncia na secretaria”, afirma.  Quanto ao caso no Loteamento Leonardo Ilha, o secretário informou que destinaria uma equipe até o local para averiguar a condição de saúde dos animais.

O secretário explica que nesses casos é necessário analisar se há possibilidade dos animais contarem com novos tutores. Se não for possível, eles são acolhidos pelo poder público municipal, que realiza a destinação para a Associação Municipal de Proteção aos Animais em Risco ou Abandonados (Ampara), que cuida dos animais abandonados na cidade desde janeiro deste ano. “Geralmente, analisamos a possibilidade de alguém cuidar do animal abandonado. Se não, tentamos adotar os animais. Em último caso, nós removemos o animal do local”, explica.

Providências

Se localizado o autor de maus tratos a animais, a SME realiza notificação do responsável para que a ação não seja repetida. Posteriormente, após a notificação, o setor segue monitorando os cuidados ao animal. Em casos reincidentes, a última instância é o recolhimento do animal e a multa ao responsável. “Quando conseguimos identificar o responsável ele é notificado. Se continuar, é multado. O abandono de animal também é um caso de maus tratos. Se a pessoa abandonar, deixar o animal sozinho, possivelmente será multado”, completa o secretário.

Denuncie

Em casos como o relatado na reportagem, a comunidade deve realizar denúncia para a SME por meio do telefone (54) 3317-2529 ou pelo e-mail smam@pmpf.rs.gov.br com as devidas informações para contribuir na investigação.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027