Saúde

UPA: 1,3 mil interessados em 70 vagas

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
UPA: 1,3 mil interessados em 70 vagas
Foto: Arquivo/DM

Volume de currículos recebidos para vagas de trabalho na nova Unidade de Pronto Atendimento chamou atenção para o grande número de pessoas procurando emprego em Carazinho

Com início de atendimento à população marcado para o dia 02 de abril, a Unidade de Pronto Atendimento de Carazinho surpreendeu a registrar a média geral de quase 19 candidatos por vaga de trabalho oferecida no local. Empresa responsável por gerir o espaço, a Associação Beneficente Silvio Scopel, afirma ter recebido 1.300 currículos de pessoas interessadas em trabalhar na Unidade.

Ao todo, 70 vagas devem ser preenchidas. “Foram 1.300 pessoas que encaminharam currículos durante o período de seleção, o que é um número bastante expressivo”, comenta Piraju Nicola Neto, gestor de contratos da empresa. A unidade está localizada no bairro Operária.

O número de candidatos interessados em um posto de trabalho na UPA é considerado expressivo pela secretária municipal de Saúde, Anelise Almeida. “Chamou minha atenção essa quantidade de pessoas que encaminharam currículo para a seleção. Isso mostra que, de certa forma, está complicada a oferta de empregos na nossa cidade. Eu imaginava que o número de interessados giraria entre 200 e 300 pessoas”, afirma.

Conforme Anelise, a maior parte das vagas é para profissionais da enfermagem e também técnicos em enfermagem. “Outros setores, como limpeza e recepção, também estão tendo contratações. Há muitos casos de pessoas formadas em uma área buscando vaga em outros setores, o que mostra que muita gente está precisando de trabalho”, pontua.

Para Nicola, outros fatores atraíram um alto número de candidatos a uma vaga na UPA. “Isso mostra a vontade da população em trabalhar na UPA, que é um serviço qualificado, diferente e padronizado, o que acaba se tornando atrativo. Além disso, a UPA de Carazinho é nova e é um espaço bem equipado, o que também são motivos que atraem candidatos”, argumenta.

De acordo com gestor de contratos da Silvio Scopel, algumas pessoas já estão colaborando com os primeiros trabalhos na UPA e nos próximos dias deve ser concluído o processo de contratação de servidores. Uma das pessoas que está trabalhando é Rachel Nhoato Huber. “Encaminhei meu currículo, fui chamada e já estou atuando no setor de recepção. Estou gostando”, relata a nova funcionária, que é formada em Publicidade e Propaganda.

O funcionamento da UPA

A meta da administração municipal é inaugurar a UPA no próximo dia 29 e colocá-la em funcionamento no dia 2 de abril. “Os últimos ajustes estão sendo feitos para que a UPA possa funcionar a partir do dia 2 de abril. Estamos esperando a chegada de alguns equipamentos”, comenta Anelise.

De acordo com a secretária de Saúde, pouco mais de R$ 500 mil deverão ser investidos por mês pelo Município para a UPA funcionar. Após o início dos trabalhos na unidade, a Prefeitura buscará a habilitação do local junto ao governo federal.

Somente a partir dessa habilitação é que o Município começa a receber recursos estaduais e federais para o custeio mensal da UPA. “Nossa estimativa é que as verbas do estado e da União, somadas, representem um aporte de R$ 160 mil por mês. Esperamos estar habilitados cerca de 60 dias após o início dos trabalhos”, projeta Anelise.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027