Cultura

“Roda de Chimarrão” se torna patrimônio de Carazinho

Autor: Rodolfo Sgorla da Silva
“Roda de Chimarrão” se torna patrimônio de Carazinho
Divulgação Câmara de Vereadores

Veiculado pela Rádio Diário AM 780, programa já soma três mil edições em 60 anos de história

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de segunda-feira (26) teve apenas um projeto colocado em apreciação, sendo ele o que declara o Programa Roda de Chimarrão bem imaterial integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Carazinho.

Veiculado pela Rádio Diário AM 780, o programa é realizado no CTG Pedro Vargas que, desde o ano de 1955, apresenta todos os domingos a atração, buscando manter a tradição e cultura do Estado. “Para mim é motivo de orgulho ser um dos apresentadores do programa e justamente neste momento em que ele recebe essa homenagem e completa 63 anos”, destaca o apresentador, Luis Maidana.

O patrão do CTG Pedro Vargas, Sandro Xavier, acompanhou a sessão. “É uma missão do CTG manter o programa ativo e, sem dúvida, que ele representa bastante para a cultura de Carazinho”, salienta.

A iniciativa partiu do vereador Tenente Costa, com uma indicação ao Executivo, justificando a importância da efetiva proteção administrativa do bem imaterial, que foi atendida pela administração municipal e que visa adotar todas as formas de acautelamento, conservação e preservação de integridade e características do programa, mantendo a seguinte forma: apresentação de artistas que executem músicas e poesias gaúchas; mantendo sua característica de auditório e o horário dos domingos a tarde.

Pilchado na sessão, Costa ressaltou a importância do programa. “O 'Roda de Chimarrão' é o mais antigo programa de auditório no rádio brasileiro, estando há mais de 60 anos no ar de forma ininterrupta. São mais de 3 mil programas veiculados ao longo deste tempo”, frisou.

Requerimento de Repúdio

Durante a votação dos requerimentos o vereador Ivomar de Andrade, Tomate, solicitou destaque ao requerimento  número 21.513, de autoria do vereador Fábio Zanetti, o qual repudia a caravana do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que passou pelo Rio Grande do Sul na última semana.  Tomate disse discordar com o requerimento e destacou o direito de ir e vir, garantido pela Constituição Federal.

O vereador Fábio Zanetti defendeu o requerimento, dizendo que Lula veio ao Estado e ofendeu os agricultores, chamando a todos de caloteiros, enquanto que é através destes trabalhadores que se tem comida na mesa.

Desta forma, foi o único a registrar o voto contrário ao requerimento, que foi aprovado por 11 votos a 1.

Tribuna Livre

Durante a tribuna livre foi aberto o espaço para o presidente da Unimed Região da Produção Dr. Luiz Carlos Colle Thomé, o qual realizou a prestação de contas do apoio recebido da comunidade carazinhense. Apresentou todos os serviços que são ofertados pela Unimed, em sua nova unidade e todos os investimentos realizados para ofertar não só para Carazinho, mas toda a região de abrangência da cooperativa.

Após foi a vez da pastora Elisangela Cavalheiro para fazer uso da palavra e que fez a abertura das atividades da I Semana de Evangelização Global de Carazinho, que encerra no domingo, dia 1º de abril. Entre os dias 27 e 30, nos turnos da manhã e tarde a programação prevê apresentação de teatro e coreografia de músicas e palestra sobre o Poder da Escola, direcionados as escolas municipais. Já no período da noite, a programação será repassada as escolas da rede estadual. Ao final do pronunciamento foi realizada uma apresentação do teatro “A Escolha”, aos vereadores e todo o público presente na sessão.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027