
Veiculado pela Rádio Diário AM 780, programa já soma três mil edições em 60 anos de história
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de segunda-feira (26) teve apenas um projeto colocado em apreciação, sendo ele o que declara o Programa Roda de Chimarrão bem imaterial integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Carazinho.
Veiculado pela Rádio Diário AM 780, o programa é realizado no CTG Pedro Vargas que, desde o ano de 1955, apresenta todos os domingos a atração, buscando manter a tradição e cultura do Estado. “Para mim é motivo de orgulho ser um dos apresentadores do programa e justamente neste momento em que ele recebe essa homenagem e completa 63 anos”, destaca o apresentador, Luis Maidana.
O patrão do CTG Pedro Vargas, Sandro Xavier, acompanhou a sessão. “É uma missão do CTG manter o programa ativo e, sem dúvida, que ele representa bastante para a cultura de Carazinho”, salienta.
A iniciativa partiu do vereador Tenente Costa, com uma indicação ao Executivo, justificando a importância da efetiva proteção administrativa do bem imaterial, que foi atendida pela administração municipal e que visa adotar todas as formas de acautelamento, conservação e preservação de integridade e características do programa, mantendo a seguinte forma: apresentação de artistas que executem músicas e poesias gaúchas; mantendo sua característica de auditório e o horário dos domingos a tarde.
Pilchado na sessão, Costa ressaltou a importância do programa. “O 'Roda de Chimarrão' é o mais antigo programa de auditório no rádio brasileiro, estando há mais de 60 anos no ar de forma ininterrupta. São mais de 3 mil programas veiculados ao longo deste tempo”, frisou.
Requerimento de Repúdio
Durante a votação dos requerimentos o vereador Ivomar de Andrade, Tomate, solicitou destaque ao requerimento número 21.513, de autoria do vereador Fábio Zanetti, o qual repudia a caravana do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que passou pelo Rio Grande do Sul na última semana. Tomate disse discordar com o requerimento e destacou o direito de ir e vir, garantido pela Constituição Federal.
O vereador Fábio Zanetti defendeu o requerimento, dizendo que Lula veio ao Estado e ofendeu os agricultores, chamando a todos de caloteiros, enquanto que é através destes trabalhadores que se tem comida na mesa.
Desta forma, foi o único a registrar o voto contrário ao requerimento, que foi aprovado por 11 votos a 1.
Tribuna Livre
Durante a tribuna livre foi aberto o espaço para o presidente da Unimed Região da Produção Dr. Luiz Carlos Colle Thomé, o qual realizou a prestação de contas do apoio recebido da comunidade carazinhense. Apresentou todos os serviços que são ofertados pela Unimed, em sua nova unidade e todos os investimentos realizados para ofertar não só para Carazinho, mas toda a região de abrangência da cooperativa.
Após foi a vez da pastora Elisangela Cavalheiro para fazer uso da palavra e que fez a abertura das atividades da I Semana de Evangelização Global de Carazinho, que encerra no domingo, dia 1º de abril. Entre os dias 27 e 30, nos turnos da manhã e tarde a programação prevê apresentação de teatro e coreografia de músicas e palestra sobre o Poder da Escola, direcionados as escolas municipais. Já no período da noite, a programação será repassada as escolas da rede estadual. Ao final do pronunciamento foi realizada uma apresentação do teatro “A Escolha”, aos vereadores e todo o público presente na sessão.