Geral

Terceira Idade conectada

Autor: Aline Prestes
Terceira Idade conectada
Foto: Aline Prestes/DM

Cursos de inclusão digital aproximam os idosos de familiares e amigos e melhora a autoestima

Oportunizar aos vovôs a chance de estarem conectados ao mundo virtual que os filhos e netos navegam diariamente. Esse é o objetivo dos cursos que oferecem a idosos o conhecimento de informática. Ações como ligar um computador, criar um perfil em uma rede social ou enviar um vídeo em um aplicativo de mensagem podem parecer simples para muitos, mas acabam por transformar a perspectiva de quem acaba de ser inserido nesse meio.

Maravilhosa é como a Coordenadora do Divisão de Atenção ao Idoso (Dati), Cândida Bertoncello, descreve a sensação que sente ao ver um idoso conseguir enfrentar o “leão” e enviar uma mensagem para um parente distante. “Quando os idosos chegam aqui, eles têm medo até de encostar no celular ou no computador, ficam tão inseguros quanto uma criança dando os primeiros passos de sua vida. Quando chega o final do curso é recompensador ver a alegria em seu rosto. Eles se transformam em pessoas mais felizes e seguras”, conta.

Ver fotos de amigos que não sabiam notícias há muitos anos, paisagens e locais que eles visitaram mais novos ou que ainda sonham em conhecer. Navegar na internet possibilita um mundo de conhecimento aos idosos. “Eles se informam e pesquisam diversos conteúdos, buscam cada vez mais coisas diferentes. Fazendo com que eles tenham assuntos para trocar entre eles ou os netos, que antes não sabiam do que se tratava”, revela Cândida.

Desde 2013, mais de mil idosos passaram pelo curso oferecido pelo Dati, o qual promove o conhecimento na área da informática, permitindo, na prática, o exercício da cidadania e a conquista da autonomia digital. “O programa Terceira Idade Digital é ainda uma oportunidade para que os idosos possam, além de acessar as redes sociais, estudar, digitar textos, pesquisar, verificar contas bancárias e ter mais facilidade com o uso do telefone celular e outros aparelhos eletrônicos, exercitar a mente, a memória e, por consequência, elevar a autoestima”, finaliza.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Atenção ao Idoso (Comai), que fica no antigo quartel, na Rua Teixeira Soares. O telefone para contato é (54) 3312-9366.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027