Estado

Usuários registram demora no atendimento pelo 192

Autor: Redação Diário da Manhã
Usuários registram demora no atendimento pelo 192
Arquivo DM

Central de Regulação do Samu, localizada em Porto Alegre, está com menos funcionários trabalhando. Com isso, o acionamento das ambulâncias em qualquer lugar do estado leva mais tempo

Em protesto com relação ao pagamento de salários que não está acontecendo como deveria, funcionários da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cuja sede é Porto Alegre, estão trabalhando com número reduzido de servidores. Qualquer ligação feita para o telefone do serviço, o 192, é atendida nesta central.

Com isso, as ligações feitas por quem precisa do Samu estão demorando mais tempo para serem atendidas. “O Samu está disponível para atender a população e prestar atendimento 24 horas por dia. Porém, existem regras. A ligação é atendida pela Regulação, que precisa entender os motivos do chamado e aí acionar uma ambulância do Serviço na cidade onde a ocorrência aconteceu”, explica Cleverson Metzdorf, coordenador do Samu em Carazinho.

Na cidade, o Serviço possui as unidades Básica e Avançada. Uma das saídas caso o atendimento demore pelo 192 é acionar a Brigada Militar (BM) ou o Corpo de Bombeiros e pedir para que esses órgãos acionem o Samu.

A partir daí, a base local do Samu é acionada por servidores desses órgãos. “Ao saber por outro órgão público da necessidade de atendimento, nós acionamos a Regulação e conseguimos a liberação para ir ao atendimento. Uma ambulância só pode sair da base com autorização da Regulação”, explica Metzdorf.

Porém, até mesmo funcionários do Samu nas bases enfrentam dificuldades para contatar a Regulação em Porto Alegre. “Nós ligarmos pedindo liberação para um atendimento demora o mesmo tempo que algum morador entrar em contato com o 192. Passamos pela triagem e também precisamos conversar com o médico para explicar o caso em questão”, revela o coordenador do serviço na cidade.

O Samu de Carazinho possui um telefone fixo, que funciona em horário comercial. “Algumas pessoas eventualmente acabam ligando para esse número pedindo por atendimento. Pedimos informações sobre a situação, mas acabamos tendo que pedir para a pessoa ligar para o 192 de qualquer forma”, pontua Metzdorf.

Outras dificuldades com a Regulação

Ao ligar para a Regulação, o cidadão deve informar o endereço onde o atendimento é necessário e dar um ponto de referência. Quem aciona o 192, também conversa com um médico por telefone para explicar o que está acontecendo com a vítima.

Algumas pessoas relatam dificuldades ao falar com a Regulação do Samu. “Na Regulação, como eles não conhecem a nossa cidade, muitas vezes acabam nos passando um endereço que não condiz com o local onde o atendimento é necessário. Por isso a importância das pessoas informarem um ponto de referência, que é por meio do qual muitas vezes conseguimos chegar ao local da ocorrência. O Ministério da Saúde preconiza o atendimento imediato ao ligar para o 192 e logo a conversa com o médico. O cidadão não pode ficar esperando. Além disso, em muitos casos, o médico vai conversando com o morador e já aciona a base para deslocar uma ambulância”, afirma Metzdorf.

De acordo com coordenador, por causa do atual funcionamento da Regulação em Porto Alegre, o Samu de Carazinho acabou demorando para chegar a um atendimento recentemente, o que gerou descontentamento em quem acionou o serviço. “Temos um tempo médio de deslocamento de oito a dez minutos para qualquer região da cidade. Assim que a Regulação nos acionou, levamos nove minutos para ir até o local do fato. O problema não é o Samu de Carazinho, mas a Central de Regulação em Porto Alegre. A equipe foi agredida verbalmente nesse atendimento. Não concordamos com isso e estamos preocupados com essa situação”, finaliza.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027