Agro Diário

Colheita da soja se aproxima do final

Autor: Redação Diário da Manhã
Colheita da soja se aproxima do final
Foto: Arquivo/DM

Índice da oleaginosa retirada das lavouras está em mais de 80%. Média geral de produtividade deverá ser igual ou pouco acima da safra passada

Com clima favorável, pelo menos até o momento, a colheita da soja se aproxima do seu final nos municípios da região. A produtividade surpreende de forma positiva os agricultores que já retiraram das lavouras mais de 80% do grão da oleaginosa. Existe expectativa de que a média produtiva da soja seja igual, ou pouco acima da colhida na safra passada.

Principal cultura da safra de verão, a soja, esta semana também teve reação no preço, que ontem, por exemplo, chegou a estar acima dos R$76,00 a saca de 60 quilos. A quantidade do grão colhido por hectare mais a reação do preço criou um clima de satisfação dentro das propriedades rurais. “Boas médias produtivas e o preço melhorando devemos destacar como pontos positivos”, salienta o produtor da oleaginosa Valdir Ahlert.

Na região do município de Chapada a estimativa é que a colheita já está pronta em 85% das lavouras de soja. De acordo com o agrônomo Mauro Rohr, restam, ainda, as áreas plantadas em período mais tardio ou que tenham sido semeadas com cultivares de ciclo mais longo. “Mesmo faltado áreas para serem colhidas, já é possível fechar os primeiros cálculos produtivos da safra 2017/2018. Acreditamos que no município teremos uma média final igual ou até um pouco acima da colhida na safra passada, que foi na casa das 68 sacas por hectare. Podemos ter este ano uma média final de 70 sacas/ha. Tudo depende desta reta final de colheita”, salienta.

Para o agrônomo, a safra de grãos pode ser considerada de excelente resultado, pois houve registros de produtores encerrando a colheita com média geral de 76 sacas por hectare.

Segundo o agrônomo, a safra deste ano confirma a potencialidade de produtividade da soja na região, pois em determinadas áreas a combinação tecnologia e clima resultou em colheita de 93 sacas por hectare, valor bem próximo do objetivo de se atingir os três dígitos.

Por outro lado lembra que há situações com produtividade de 55 sacas/ha. “Temos no caso uma diferença de 38 sacas de produtividade entre lavouras. É claro que tem a questão clima e tecnologia”, salienta Mauro.

Em Carazinho, a estimativa da Secretaria de Agricultura tem números que apontam a safra colhida em 80% dos cerca de 40 mil hectares de soja plantados. De acordo com o titular da pasta, Aldrin Keiser, a média de produtividade do município deverá ficar bem próxima da última safra, que foi de 65 sacas por hectare.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027