Agro Diário

Produtor precisa redobrar cuidados com o solo

Autor: Sereno Azevedo
Produtor precisa redobrar cuidados com o solo
Foto Divulgação

“Não é mais concebível termos áreas agricultáveis desprotegidas durante os meses, por exemplo, entre o plantio da soja e trigo”, afirma agrônomo

Não é apenas a tecnologia e clima que influenciam em resultados positivos na produção agrícola. Os cuidados com a preservação do solo também significam benefícios econômicos ao homem do campo, que tem no cultivo de grãos a sua principal fonte de renda anual. Profissionais da área técnica apontam para a importância de serem observadas as necessidades de uma terra bem cuidada.

Uma das principais orientações repassadas ao produtor de cereais e oleaginosas é a observância que precisa ter em relação a coberturas do solo durante o período de cultivo entre as culturas de inverno e verão. “Não é mais concebível termos áreas agricultáveis desprotegidas durante os meses, por exemplo, entre o plantio da soja e trigo. Sem cobertura verde com sistema radicular profundo fica comprometida a absorção de água pelo solo. Por isto orientamos o produtor a introduzir no manejo do solo espécies de gramíneas com raízes longas,” comenta o agrônomo Mauro Rohr.

De acordo com o agrônomo, com a predominância nos campos da monocultura soja ocorrem duas situações bem distintas, pois a oleaginosa produz pouca palhada e tem raízes que atingem em média 50 centímetros de profundidade. “Se tivermos uma rotação de culturas com o milho ou o plantio como, por exemplo, de uma cobertura verde a base de Capim Sudão teremos raízes com tamanho superior a um (1) metro o que é muito importante no processo de absorção da água das chuvas por parte do solo. Teremos massa cobrindo a superfície e umidade maior no solo, que é fundamental, principalmente, em períodos de estiagens”, explica Mauro. Segundo ele, o ideal é que o solo receba em sua superfície uma camada de 12 toneladas de palhada anualmente.

Em outra explicação, o agrônomo lembra que em florestas a capacidade do solo absorver água das chuvas é de até 300 milímetros por hora enquanto em áreas abertas o valor cai para 50mm. “Uma terra compactada não é nada bom para uma agricultura. Quanto mais recursos que possam auxiliar o solo a reter água melhor. A cada contato com o agricultor mostramos e orientamos eles a realizarem cobertura verde do solo no espaço de tempo entre o plantio das culturas de inverno e verão e, também nas áreas que recebem apenas uma cultura anual, no caso a soja,” salienta Mauro. 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027