Política

Esporte como oportunidade profissional

Autor: Daniel Rohrig

Parceria articulada entre Câmara e UPF busca implantar atividades de lazer e profissionalização em bairros carentes

Por meio de uma visita à Universidade de Passo Fundo, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Daneli (PPS), pediu apoio de professores vinculados à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia para levar às crianças do bairro Parque Farroupilha programas de capacitação. O vereador propôs que, por meio de uma parceria, a instituição proporcione a elas aulas de futebol.

Com um espaço para as atividades já previsto, Daneli buscou identificar a possibilidade de acadêmicos darem suporte à execução de um projeto, que atenderia aos alunos que estudam no Parque Farroupilha e que vem de bairros como Manoel Corralo, São Luiz Gonzaga e Petrópolis. Segundo ele, a sugestão corresponde a um desejo de muitos pais de crianças e adolescentes, da comunidade, que também acreditam que o esporte é um aliado da educação para transformar a vida das pessoas. “No Parque Farroupilha, temos a Associação Atlética Farroupilha, um local amplo para que as crianças pratiquem esportes. O que precisaríamos é que elas tivessem aulas com educadores físicos, pois não queremos que elas apenas joguem bola, mas que, ao mesmo tempo, façam algo que é para mudar o seu futuro”, reiterou.

De acordo com o diretor da Faculdade, Marcio Tellechea Leiria, para atender ao pedido, a Universidade teria duas opções de recursos. O primeiro deles seria autorizar uma dinâmica ao Projeto Atleta do Futuro. “Nós temos esse Projeto, que engloba vários esportes. A partir dele, as crianças vêm da comunidade, se inscrevem e fazem a aula aqui, na UPF. Mas nós podemos estender esse projeto para além muros da instituição e, quem sabe, levá-lo até o bairro”, avaliou.

Outra proposta apontada pelo professor consistiria em alterar o funcionamento dos estágios obrigatórios dos cursos de Educação Física, que poderiam ser mais direcionados à comunidade. “Estamos passando por uma reforma curricular e haveria essa oportunidade. São 400 horas de estágio. Nós poderíamos pedir para que cada aluno faça 10 horas aqui, 10 em uma academia nossa, 10 horas na comunidade. Em uma turma, nós poderíamos colocar quatro ou cinco alunos, sendo que, para eles, também seria uma experiência diferente”, destacou.

O pedido feito por Daneli deve ser formalizado à Universidade para que, de forma conjunta, professores da Faculdade e responsáveis pela instituição estudem as alternativas elencadas por Marcio. Enquanto isso, o vereador enxerga com otimismo a possibilidade de uma parceria. “Esse pode parecer um ato pequeno. Mas, em prática, ele tem muita importância para a vida daquelas crianças. Temos que cuidar e trabalhar por essa geração para que elas tenham oportunidades melhores”, afirmou.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027