Agro Diário

Novo secretário da Agricultura defende união entre Estado e sociedade

Autor: Aline Prestes
Novo secretário da Agricultura defende união entre Estado e sociedade
Foto divulgação/ Luiz Chaves/Palácio Piratini

Em entrevista ao Diário da Manhã, Odacir Klein, que tomou posse nessa semana, comparou os diferentes momentos em que esteve à frente da pasta

Pela terceira vez, Odacir Klein assume como secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul. Ele foi empossado nessa semana, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, junto a um grupo de novos secretários que substituem os que deixaram os cargos devido a disputa nas próximas eleições. Em entrevista ao Grupo Diário da Manhã, o novo secretário comparou a situação da pasta com os outros períodos em que foi titular da Secretaria, nos governos de Pedro Simon e Germano Rigotto.

Odacir assume a secretaria no quarto ano de governo de Sartori, após Ernani Polo se afastar com o intuito de se dedicar à disputa eleitoral. Ainda se inteirando das demandas da Secretaria, o novo secretário adianta que pretende seguir os passos deu seu antecessor. “Estou sucedendo um secretário que fez um excelente trabalho aqui, acredito que neste momento preciso dar continuidade no que vem sendo feito na área de defesa sanitária, inspeção e acompanhar as demandas setoriais”, pontua.

Conforme relata, na primeira vez que assumiu a secretaria havia grandes problemas, principalmente, na questão econômica do produtor, em razão do fracasso do Plano Cruzado. “Em consequência, havia uma situação de muita instabilidade econômica para o produtor. O Estado não tinha condições de resolver, mas tinha a missão de participar da busca [da solução]. Naquela época, a questão fundiária estava muito acentuada, havia muita ocupação de propriedade e o governo era chamado para resolver os conflitos”, lembra.

Já no segundo período em que esteve à frente da pasta, cita, foi quando ocorreu o surto de febre aftosa. “O Estado tinha uma pecuária forte e não podia vender nem gado, nem carne pra fora. Além disso, a transgenia na época era considerada ilegal e 70% da soja era transgênica, tivemos que nos empenhar em legalizar a biotecnologia”, revela, ao comparar com a realidade da pasta em 2018.

Atual momento

Ao comparar os diferente momentos, Odacir Odacir Klein afirma que, atualmente, existem diversas questões pontuais, como leite, arroz e trigo, mas de toda forma não há grandes problemas, como havia naquela época. “Vamos continuar estimulando as cadeias produtivas fazendo com que o governo do Estado tenha condições de somar as entidades da sociedade civil nas reivindicações políticas junto ao governo. Queremos seguir com os avanços, ter uma interação muito grande com todos os elos das cadeias produtivas e, ao mesmo tempo, ajudar que elas tenham forças em reivindicações de políticas que são do governo Federal”, finaliza.

O secretário

Odacir Klein é contabilista e advogado. Foi vereador e prefeito em sua cidade natal, Getúlio Vargas, e depois deputado federal, em sucessivas legislaturas. Também foi membro do Conselho da República, diretor de Recursos Humanos do Banco do Brasil, presidente do Banrisul e Ministro dos Transportes. Antes de assumir o posto como secretário pela terceira vez, era diretor financeiro do BRDE.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027