Geral

Centro de Castração animal deve começar a operar no início de maio

Autor: Isabella Westphalen
Centro de Castração animal deve começar a operar no início de maio
Foto: Divulgação

Considerado um marco para a proteção animal de Carazinho, a abertura do Centro de Castração de Pequenos Animais irá operar sob os cuidados da ACAPA

Há 15 anos buscando viabilizar o projeto do Centro de Castração, finalmente a Associação Carazinhense de Proteção aos Animais (ACAPA) conseguiu que o poder Executivo Municipal abraçasse, ainda mais, a causa animal e se comprometesse em tornar o local realidade.

De acordo com a voluntária da entidade, Carolina Arnold, a busca da Acapa era conseguir um projeto de castração ideal, aliado a um custo acessível para o município, gerando um grande resultado.

A previsão é que o Centro, que foi instalado em uma parte do prédio do IML que não estava sendo utilizada, inicie seus trabalhos no início do mês de maio e realize 900 castrações por ano, sendo 75 castrações por mês, tendo como Responsável Técnico, o médico veterinário Daniel Kloeckner. “Nesse primeiro ano, serão contemplados com o projeto os animais abrigados nos canis e os resgatados pelos protetores independentes, que estiverem cadastrados junto com Conselho Municipal do Bem Estar Animal”, explicou Carolina.

Para o segundo ano, também serão contemplados os animais tutelados pelos grupos familiares beneficiários do Programa Bolsa Família. “Em um curto espaço de tempo, já será possível ver uma redução significativa de animais nas ruas. Em longo prazo, a tendência é a redução da quantidade de animais que vivem nos abrigos, pois a castração, aliada à adoção responsável, é o caminho para o um futuro sem abandono”, complementou a voluntária, que salienta que é a realização de um sonho da Acapa, que lutava há mais de 15 anos pela implementação de um Centro de Castrações.

Dessa forma, a voluntária acredita que se inicia uma nova fase no âmbito da proteção animal em Carazinho, pois a castração melhora muito a qualidade de vida dos animais abandonados na cidade, e também coloca o município em uma posição de referência, pois outras cidades já estão procurando a Acapa, no intuito de conhecer o local e buscar a implementação em outros lugares. “Carazinho agora é referência, acredito que o Centro é um marco para a proteção animal da cidade. Não existem palavras que consigam descrever o tamanho da felicidade que nós, voluntários da Acapa, estamos sentindo com a conquista deste espaço”, revelou Carolina, que também elogia a política pública referente à proteção animal na cidade.

Conquista

Feliz pela conquista, Carolina acredita que é possível fazer a diferença na vida dos animais abandonados, basta que exista engajamento também das autoridades e elogiou o posicionamento do prefeito Milton Schmitz diante a causa. “Desde o primeiro momento ele acreditou no projeto apresentado pela ONG, aliado à determinação das voluntárias da Acapa, que montaram o Centro de Castração com toda a dedicação e cuidado, pensando no bem estar dos animais abandonados”, comentou a voluntária.

Para a implantação do Centro, Carolina afirma que houve um edital de chamamento público pelo município, tendo a Acapa como entidade vencedora. Foram apresentados também os projetos de: reforma do local, elaborado pelo arquiteto Tayleran Vigânigo Brandão, de esterilização de animais, elaborado pelo veterinário Daniel Kloeckner e o projeto educacional, feito pelo voluntariado da Acapa. “Tudo foi feito dentro das normas exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, a vistoria já foi feita por eles, estando pendente apenas a homologação da mesma em Assembleia. Ao que tudo indica, já nos primeiros dias de maio, o Centro estará em pleno funcionamento”, ressaltou a voluntária.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027