Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Educação

Qualificação profissional é o maior desafio na busca por emprego

Autor: Redação Diário da Manhã
Qualificação profissional é o maior desafio na busca por emprego
A forma de usar as redes sociais pode influenciar na busca por emprego| Foto: Felipe Souza/DM

Atender bem o cliente, saber se portar em entrevistas ou nas redes sociais faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego. Qualificar o profissional é o objetivo da 13ª Feira de Oportunidades do Senac

Vendedora, Marli Alves está desempregada há cerca de quatro anos. Assim como ela, outros milhares de brasileiros buscam uma nova oportunidade de recolocação profissional. Para Marli, estar qualificado, saber se portar e estar em constante busca por aprendizado faz toda diferença nos dias de hoje. Pensando nisso, ela buscou o Senac para se preparar e voltar com tudo ao mercado de trabalho. “Atualmente atuo apenas com trabalhos temporários. Há quatro anos estou sem emprego formal, de carteira assinada. Busco, com essa semana no Senac, aprender mais, principalmente com a internet, que está em alta hoje em dia. Os cursos são ótimos para qualificar e auxiliar na busca por emprego”, destaca Marli.

Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, o aprimoramento e a constante busca por conhecimento faz toda diferença na hora de conseguir um novo emprego. Qualificação profissional é o maior desafio, tanto para empregados, como para empregadores. “Muitas vezes temos vagas de emprego abertas e não conseguimos preenchê-las devido à falta de qualificação profissional de jovens e adultos. A melhor forma para alcançar isso é a realização de cursos e o constante aperfeiçoamento. A qualificação profissional ainda é um problema no mercado de trabalho atual”, reconhece a pedagoga do Senac Carazinho, Renata Fiebig.

Dias de muito aprendizado

Durante esta semana, o Senac realiza, simultaneamente em todo Estado, a 13ª Feira de Oportunidades. O evento oferece, de forma gratuita para jovens e adultos, palestras, workshops, oficinas e cursos, todos voltados para a qualificação profissional e, consequentemente, para o aumento da empregabilidade. “São oferecidos cursos como preparação para o primeiro emprego, maquiagem, marketing pessoal e empreendedorismo”, destaca o diretor do Senac Carazinho, Ismael Wimmersberger.

De acordo com o diretor, a qualificação é o principal objetivo da semana. “Qualificação é preponderante e o grande incentivo para essa semana. Vivemos um alto índice de desemprego no Brasil, e não existe outra maneira de as pessoas se recolocarem no mercado de trabalho ou terem sua própria renda que não seja pelo desenvolvimento profissional”, argumenta.

Essa necessidade de estar em constante aprendizado reflete diretamente na forma como somos atendidos no comércio, por exemplo, como avalia Wimmesberger. “Não é novidade que às vezes não somos bem atendidos, ou que algumas empresas fecham por má gestão, ou ainda, que há necessidade de desligamento por falta de competência técnica. Nosso objetivo é sanar essas dificuldades através de cursos de competências técnicas que vão fazer com que as pessoas possam ter uma graduação, cursos ou conhecimentos técnicos para desenvolverem suas atividades e questões pessoais”, garante o diretor do Senac Carazinho.

Deu “match” com a oportunidade

A expressão “dar macth” surgiu com um aplicativo de relacionamentos e faz referência quando duas pessoas curtiram a foto e o perfil um do outro. Assim como no aplicativo, muitos buscam uma oportunidade perfeita, neste caso, para trabalhar. O docente do Senac Carazinho Marcelo Oliveira ministrou o curso de Redes Sociais, o mesmo que a vendedora Marli Alves participou. “Trabalhamos fazendo o levantamento de como são os perfis nas redes sociais, com dicas de como criar e, principalmente, como usar as redes da forma correta, pois muitos a utilizam de modo que acaba sendo prejudicial para a sua recolocação ou permanência no mercado de trabalho. Ainda auxiliamos na forma correta de buscar emprego utilizando as redes sociais”, explica.

A programação da 13a Feira de Oportunidades continua durante a semana. Para mais informações basta ligar no Senac Carazinho através dos telefones (54) 3331-5557 ou (54) 3329-5851.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027