Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Política

“MDB é o poder moderador da política”, diz Nagelstein

Autor: Daniel Rohrig
“MDB é o poder moderador da política”, diz Nagelstein
Foto: Daniel Rohrig/DM

Pré-candidato ao Congresso pela sigla, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre falou sobre eleições, problemas no partido e agenda na região

No contexto da democracia brasileira, os três poderes – Legislativo, Executivo e o Judiciário – atuam independente entre si, porém, com intervenções pontuais do “poder moderador” como alguns membros do MDB definem o partido. Em visita ao Grupo Diário da Manhã, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nagelstein, é pré-candidato a Deputado Federal pela legenda. Em Passo Fundo, o vereador visitou o Legislativo para apresentar uma das bandeiras que vem defendendo ao longo do mandato, chamada de “Movimento Brasil Direito” cujo objetivo é propor uma reflexão sobre os rumos para o país em 2018. “É possível observar ao longo da história que, quando o país se depara com momentos delicados na política, o MDB age como um ‘poder moderador’ para tentar intervir na situação”, disse. A frase foi em alusão ao contexto do impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff (PT), que levou o vice, Michel Temer, ao comando do Planalto.

Nagelstein citou que, neste momento, mais do que nunca, a negação à política deve ser evitada pela população, apesar dos constantes escândalos de corrupção, inclusive com membros do próprio MDB envolvidos. Quanto a intenção da sigla em lançar um candidato próprio para a presidência da República após 24 anos, o pré-candidato admitiu que o partido enfrenta dificuldades em encontrar uma liderança a nível nacional. “É fato que o partido ainda não conseguiu se mobilizar para encontrar um nome que represente a importância e a grandeza do MDB. O Temer tem uma rejeição muito grande por parte dos eleitores e, neste momento, não o vejo como uma candidatura viável. É preciso sim ter uma autocrítica”, ponderou. Como presidente da Câmara de Porto Alegre, Nagelstein foi protagonista de ações que renderam grande visibilidade ao político, como a doação de 50% da frota de carros do Legislativo para a Guarda Municipal. Da antiga frota de 10 carros, apenas cinco restaram. Os demais foram destinados para as áreas de segurança e fiscalização.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027