Geral

Mais de 20 mil fiéis são esperados para a 26ª Romaria de Santa Rita em Carazinho

Autor: Fabiana Duarte
Mais de 20 mil fiéis são esperados para a 26ª Romaria de Santa Rita em Carazinho
Foto: Fabiana Duarte/ DM

Organização já realiza preparativos para a 26a Romaria de Santa Rita

“Sou uma prova de que a fé em Santa Rita pode curar”. A afirmação é de um dos fiéis de Santa Rita de Cássia, Delvo Delagustinho, que também é um dos mais antigos organizadores da Romaria de Santa Rita, procissão de fé realizada anualmente em Carazinho. Ele conta que, no ano que passou, após o diagnóstico de sério problema cardíaco, exames apontaram a necessidade de uma intervenção cirúrgica urgente.

Já intimamente ligado com a fé em Santa Rita, diz ter pedindo à ela a melhoria de sua saúde. Com espanto e gratidão, diz ter sido milagrosamente curado, pois ao realizar novamente uma bateria de exames, não havia mais o problema em seu coração, seguindo a vida cheio de saúde. “Há coisas que não podem ser explicadas pela lógica, mas, sim, pela fé”, diz.

Em 2018, a Romaria de Santa Rita entra em sua 26a edição. São quase três décadas que registram centenas de histórias de gratidão por graças alcançadas. Nesta semana, assim como quem prepara a casa para uma visita muito querida, colaboradores e voluntários já começaram a limpeza, pintura e reparos no Santuário, que irá receber os mais de 20 mil visitantes esperados no evento deste ano.

A Romaria está marcada para o dia 20 de maio. Além de moradores de Carazinho, também são aguardados fiéis de cidades como Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto, Passo Fundo, Tapejara e Não-Me-Toque, entre outras, que participarão de um dia inteiro de programação voltado às homenagens e demonstrações de fé, em devoção à Santa, com o tema: “Santa Rita superando a violência”, conforme a atual Campanha da Fraternidade.

Neste dia, as atividades terão início às 9h com a romaria, que terá saída da Paróquia São José, no bairro Oriental, em direção ao Santuário, distante cerca de cinco quilômetros do centro da cidade. Além da missa festiva, cerca de mil quilos de churrasco deverão ser servidos, e será feita a benção de objetos a quem se dirigir até o local. A organização alerta para que a população não faça fogo na área do estacionamento e proximidades, devido ao risco de maiores estragos na área, especialmente pelo tempo seco registrado nos últimos dias. Além do almoço, serão vendidos cachorros-quentes e bebidas no local.

Conforme Delagustinho, entre os diferenciais deste ano está sendo aguardada a visita do Padre Ciro Atanasi, pioneiro na realização da Romaria e a quem é creditada a vinda da Santa para a cidade. Vivendo há três anos na Itália, o Padre está, em maio, no Brasil e poderá integrar as festividades deste ano.

O Grupo Diário da Manhã vai acompanhar a Romaria, incluindo matérias na edição impressa do jornal, notícias nas redes sociais e cobertura ao vivo da romaria através da Diário AM 780.

Programação das festividades no dia 20 de maio:

- 9h: Início da Romaria, com saída em frente à matriz São José até o Santuário;

- 10h30min: Missa Festiva no Santuário;

- 12h: Almoço (os cartões para 2Kg de churrasco já estão sendo vendidos, no valor de R$ 50,00);

- 14h: Bênção dos objetos e celebração de encerramento.

               

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027