Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Saúde

Três grupos prioritários são os que mais procuram imunização

Autor: Isabella Westphalen
Três grupos prioritários são os que mais procuram imunização
Foto: Divulgação

No último sábado (12), todas as unidades de saúde de Carazinho estiveram abertas, promovendo a campanha do Dia D de vacinação contra a gripe, porém, a adesão não foi tão grande como o esperado

Faltando 17 dias para o final da campanha de vacinação, que termina no dia 1° de junho, segundo a secretária municipal de saúde Anelise Almeida haviam sido aplicadas, até ontem (14), 12.290 vacinas.

Porém, somente 1,5 mil foram realizadas no dia D.  “Todas as unidades estavam abertas no sábado, mas foi um dia bem calmo, esperávamos um público maior. Porém, estamos dentro do planejado, com 64% da população já atingida. Idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a cinco anos incompletos são os grupos prioritários que mais procuram a imunização”, afirmou Anelise, que também conta que das 12 mil doses aplicadas, 6.051 foram em idosos.

Todas as unidades de saúde têm vacinas disponíveis e, de acordo com a secretária, com a chegada do frio a tendência é que as pessoas procurem mais pela imunização. “Nesta segunda-feira já teve um movimento maior nas salas de vacina e nos próximos dias vai esfriar mais, então a gente espera que as pessoas do grupo prioritário venham procurar, para que fiquem imunizadas”, comentou Anelise.

Ela salienta que não será feita mais nenhuma campanha específica, porém, as vacinas estão disponíveis e ressalta a importância da procura pela imunização. “A população tem esperado para fazer, vão deixando, esperando esfriar, mas é importante que venham e não esperem dar os primeiros casos de gripe”, complementou.

Mais doses estão para chegar

A secretária afirmou também que ainda não há registros de nenhum caso de gripe na cidade e que, após o término da campanha, as doses que sobrarem poderão ser destinadas ao restante da população, que não faz parte do grupo prioritário. O atendimento das unidades durante a semana é das 8h às 11h30min e à tarde das 13h30min às 16h30min. “Vamos intensificar esse trabalho, recebemos três mil doses e ainda vamos receber mais”, ressaltou Anelise.

Até o final da campanha, a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários em todo o Brasil. Durante esse período, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Público-alvo da campanha

Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica. Pessoas que têm alergia a ovo devem procurar o seu médico para orientações. A proteção completa da vacina leva de dez a 15 dias para ter efeito, por isso, a orientação é que a imunização aconteça antes da chegada do inverno.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027