Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Educação

Sest/Senat desenvolve atividades do Maio Amarelo em escolas de Carazinho

Autor: Redação Diário da Manhã
Sest/Senat desenvolve atividades do Maio Amarelo em escolas de Carazinho
Foto: Divulgação

Programação contempla palestras e atividades lúdicas para discussão de temas relacionados ao trânsito

Alunos da Escola Municipal Loreno Graeff e Pedro Pasqualotto acompanharam palestras ministradas por instrutores do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Sest/Senat de Carazinho. Além das palestras ministradas, os alunos puderam participar de uma atividade desenvolvida em um tabuleiro gigante.

De acordo com a Coordenadora do Senat, Graciele Kemmerich, o evento integra as ações do Movimento Maio Amarelo. “O objetivo do movimento é propor uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas”, destacou a coordenadora.

A atividade desenvolvida nas escolas contempla palestras sobre o trânsito e uma competição que é disputada entre equipes na forma de um tabuleiro gigante que simula uma cidade. No decorrer do jogo os participantes recebem orientações diversas sobre trânsito, comportamento seguro e comportamento de risco e normas de circulação e conduta para pedestres e condutores.

Segundo a coordenadora do Senat, os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer conceitos básicos sobre trânsito e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar. “O tabuleiro gigante foi a maneira como o Sest/Senat Carazinho escolheu para trabalhar de forma lúdica a questão do trânsito nas escolas, levando crianças e adolescentes a vivenciar na prática os cuidados necessários no dia-a-dia”, comenta.

Para o Instrutor Alexandre Teixeira, a atividade estimula o aprendizado das crianças. “A legislação prevê que a educação para o trânsito é um direito de todos e deverá ser promovida em todos os níveis escolares por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação. Nossas atividades inserem os alunos na realidade do trânsito nas cidades e conduz a práticas seguras”, salienta.

Graciele Kemmerich comenta ainda que as atividades relativas ao tema poderão ser agendadas durante todo o mês de maio pelas escolas interessadas. “Temos uma programação de atividades definidas e ainda possuímos alguns horários disponíveis no mês de maio”, afirma. A Coordenadora ressalta ainda que as atividades relativas ao projeto Maio Amarelo recebem destaque neste período e continuam sendo desenvolvidas no decorrer do ano. “Para o Sest/Senat, a educação no trânsito acontece durante os doze meses do ano. Estamos trabalhando continuamente por um trânsito melhor, menos violento e mais seguro através da capacitação de motoristas profissionais e da sociedade como um todo”, ressalta.

As escolas interessadas em receber as atividades do projeto poderão verificar a disponibilidade de horário através do telefone 54 3330 1182 ou na sede do Sest/Senat, localizada na Rua Diny Righetto Gehrardt, 401, com acesso pela BR 285 entre a Ulbra e a Telha Certa.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027