Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Manejo e tecnologia garantem recordes de produtividade

Autor: Redação Diário da Manhã
Manejo e tecnologia garantem recordes de produtividade
Foto: Divulgação

Premiação reconheceu índices obtidos por produtor de soja da região. As maiores produtividades em trigo também ganharam destaque

A potencialidade produtiva da soja e do trigo foi destaque em evento promovido pela Cotrijal, que premiou quem alcançou os melhores índices. O presidente da cooperativa, Nei César Mânica, enalteceu a busca dos associados por melhores produtividades em suas lavouras. “O crescimento da cooperativa chega ao homem do campo pelo acesso ao conhecimento e tecnologia”, disse. Para o superintendente de produção agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, a região possui potencial produtivo destaque em nível estadual.

Ao receber o prêmio, o agricultor vencedor do PIN Soja, Francisco Fetten Schreiner, da localidade de Pinheiro Machado, município de Carazinho, lembrou da importância de ser um associado da Cotrijal. “O resultado é o trabalho de parceria entre produtor e cooperativa”, afirmou.

Schreiner obteve média de 96,96 sacas de soja por hectare. Na premiação, outras 74 áreas foram inscritas. Os top 10 de produtividade atingiram a média de 90,54 sacas por hectare.

No PIN Trigo, o primeiro lugar em produtividade ficou com o agricultor de Muitos Capões Sadi Lengler, que obteve média de 105,90 sacas por hectare. De acordo com o agrônomo da Cotrijal, Alexandre Doneda, as médias foram obtidas em área de cinco hectares que foram cultivadas com a finalidade de participar do concurso produtivo. No trigo estavam inscritos 120 áreas, com as top 10 somando média produtiva de 84,61 sacas por hectare.

O programa

O programa desenvolvido na parceria entre Cotrijal/Syngenta objetiva incentivar iniciativas dentro das propriedades rurais que possam impulsionar as médias produtivas de grãos. “Existem tecnologias com potencialidade produtiva acima das 100 sacas por hectare, tanto na soja como no trigo”, salienta Doneda.

Ele salienta que estas marcas de produção estão relacionadas a áreas experimentais, mas sem uso de irrigação. O técnico aponta que um clima favorável e o manejo dentro das normas técnicas são fatores preponderantes para uma média mais elevada de produtividade. O uso de tecnologia de ponta também é apontado com um item importante para a obtenção de bons resultados produtivos.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027