Cultura

Universitários também poderão participar do FESCA

Autor: Isabella Westphalen
Universitários também poderão participar do FESCA
ASCOM Prefeitura Municipal de Carazinho

O objetivo é de engajar cada vez mais a comunidade em prol do Festival Estudantil da Canção de Carazinho. Evento acontecerá em outubro

Após uma reunião com a Secretaria Geral de Governo, sob os comandos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ficou decidido que o Festival Estudantil da Canção de Carazinho (FESCA) irá acontecer, provavelmente na segunda quinzena de outubro, trazendo uma nova estrutura e novidades. De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Lucas Lopes, o Festival foi uma das coisas que ele quis retomar, por acreditar ser importante este incentivo à cultura e descoberta de novos talentos.

“A gente vê a expectativa dos próprios alunos em relação ao Festival, porque eles se preparam para isso, querem que aconteça”, explicou o secretário, sobre um dos motivos que levou em consideração na hora de pensar uma nova edição: a vontade dos alunos de fazer coisas diferentes. “Eles se preparam ao longo do ano, têm a expectativa, então, em conjunto com a secretaria geral de governo, o prefeito, enfim, conseguimos retomar o Festival neste ano”, afirmou Lopes.

Ele conta sobre a novidade deste ano, que além de envolver a rede municipal, estadual e particular, também abre espaço para os estudantes das universidades participarem. “Abrimos a categoria universitária, para que se torne mais abrangente, conseguindo assim descobrir novos talentos e incentivá-los”, complementou o secretário, que salienta que antes o Festival contava somente com duas categorias, a Infanto Juvenil (10-14 anos) e a Juvenil (15-18 anos).

Segundo Lopes, neste ano o evento também irá com uma única banda, que será fixa para todos que quiserem se apresentar, padronizando e trazendo mais qualidade ao Festival. “O destaque do Festival é para o canto, a voz, então, vamos padronizar a banda que vai tocar para todos os concorrentes, trazendo maior qualidade”, comentou o secretário.

Descobrir e incentivar novos talentos

A ideia é que sejam três noites de Festival, provavelmente na segunda quinzena de outubro. De acordo com Lopes, a expectativa é grande em relação às apresentações, justamente pela demanda que recebem dos próprios alunos. “Temos essa finalidade: descobrir e incentivar novos talentos. Tem muito jovem que tem potencial, mas as vezes não tem oportunidade”, frisou o secretário, que acredita que deve haver maior incentivo aos jovens artistas locais.

Para o secretário geral de governo Jorge Dutra, o interessante é que o Festival cresça cada vez mais, envolvendo um número maior de jovens mostrando seus talentos, pensando até em tornar o FESCA em algo regional futuramente. “Por isso queremos envolver todas as escolas e também as universidades, porque entendemos que este é um Festival que pode se tornar regional, ele caminha para isso”, salientou Dutra, que acredita ser fundamental investir na cultura e trabalhar em cima disso.

Segundo o vice-diretor do Colégio Notre Dame Aparecida, André Binsfeld, sempre é bom qualquer tipo de festival que promova a cultura interna estudantil e o Fesca é um movimento que ajuda a difundir isso. “O Festival impõe a questão do desafio, de concorrer, ampliar os horizontes, isso é importante”, afirmou Binsfeld, que salienta que desta forma os talentos de cada instituição aparecem, possibilitando maior incentivo a estes jovens.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027