Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Esportes

Seleção em terras russas

Autor: Kleiton Vasconcellos
Seleção em terras russas
Foto: Arquivo Pessoal

Time do Brasil chegou a Sochi, onde faz os preparativos finais para a Copa. Um passo-fundense teve papel importante na recepção

Era madrugada de segunda-feira na Rússia – noite no Brasil – quando a avião que levava jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira pousou no aeroporto de Sochi. O time vinha de duas semanas treinando na Inglaterra, fez um amistoso na Áustria e finalmente chegou à terra da Copa do Mundo de 2018. Um passo-fundense teve participação ativa na recepção ao escrete canarinho.

Voluntário credenciado pela FIFA, Charles Pimentel da Silva esperou até a madrugada pela Seleção. E ele não estava sozinho. Além de seguranças e repórteres, outros 10 voluntários – a maioria russos – marcaram presença no saguão do aeroporto. “A gente se preparou. Ensinei aos russos algumas frases e palavras de apoio aos jogadores. Os russos entraram na onda, colocaram souvenires que eu trouxe e prestigiamos a chegada” disse o voluntário. Entre os itens usados, estavam bandeirinhas, faixas e tiaras, tudo adquirido durante uma parada no Rio de Janeiro, no trajeto entre Passo Fundo e Sochi.

Charles destacou também o esquema de segurança em volta da Seleção. “Eram pelo menos três categorias de policiais, todos muito bem armados, dentro de fora do aeroporto. Mas a gente ficou com as bandeiras e gritamos muito, passando boas vibrações aos jogadores” completou.

Na opinião de Charles, os torcedores têm simpatizado muito com a Seleção. “A galera vem acompanhando a Copa, embora com menos força. Sochi é uma cidade turística por natureza e a Copa é apenas mais um evento para eles. Como a seleção da Rússia no está forte, os russos vão torcer pelo Brasil, já que admiram o estilo bonito de jogar” finalizou o passo-fundense.

No hotel

Quando chegou ao hotel, a delegação foi recebida por bolas em verde e amarelo, bandeirinhas nas mãos dos funcionários do hotel, música típica, trajes tradicionais da Rússia. O ônibus com a delegação estacionou às 3h30 da manhã (horário local-21h30 no horário de Brasília). Um corredor formado por funcionários do hotel recepcionou o grupo com muito entusiasmo e alegria. Logo na entrada, um coral formado por mulheres russas deu o tom da música que ecoou alto por todo o hall, e animou os atletas. Marcelo e Neymar até arriscaram uma dancinha. A delegação correspondeu toda a empolgação com sorrisos, acenos e poses para fotos.

A passagem foi rápida, mas suficiente para sentir a energia do povo russo e o carinho do governo local, que preparou a festiva recepção em parceria com o hotel. Um Karavai também foi servido. O pão típico do país é oferecido pelos russos em momentos alegres e o rito pede que seja degustado apenas um pequeno pedaço, mergulhado em sal. Alguns jogadores e membros da comissão experimentaram.

Folga

Um dia após bater a Áustria no amistoso em Viena, os jogadores tiveram folga na ontem (11). Alguns atletas, como Neymar, Filipe Luís, Thiago Silva e Marquinhos aproveitaram para conhecer as praias de Sochi, já que os termômetros apontavam quase 30º C. A programação de hoje (12), prevê o primeiro trabalho em solo russo às 10h (horário local).

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027