Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

Temporal deixa mais de 12 mil pessoas sem luz

Autor: Redação Diário da Manhã
Temporal deixa mais de 12 mil pessoas sem luz
Foto: Isadora Stentzler/DM

Fornecimento de energia elétrica foi normalizado na tarde de ontem

Eva de Oliveira, de 67 anos, não percebera os ventos fortes que atingiram Carazinho na noite de domingo (10). Estava na igreja e depois fora pra casa, um lugar seguro no bairro Aurora que a manteve protegida. Só se dera conta do impacto quando chegou à praça Albino Hillebrand para a rotineira limpeza que faz há 29 anos no município. “Estou desde às 7h limpando a praça”, contou, agarrada em uma vassoura para amontoar os galhos e folhas que ocupavam os quatro cantos da praça. “Esse foi o pior vento deste ano. Mas até à tarde, se não chover, a gente consegue tirar tudo.”

Quando diz “a gente”, Eva se refere a Claudio Nunes Pereira, de 49 anos, que faz o serviço com o vaporeto. Ele leva à reportagem aos cantos da praça para mostrar o estrago e enumerar os montes de galhos que precisou juntar após o vendaval.

A grama e os trilhos que desapareciam em um tapete de folhas eram a imagem visível que os ventos de cerca de mais de 50 km/h causaram em Carazinho da noite de domingo.

O impacto chegou às redes de abastecimento de energia, que registraram 12,3 mil pessoas sem energia elétrica na região na noite de domingo. Segundo as Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar), os municípios mais afetados foram Chapada, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto, Colorado, Selbach e um terço da área urbana de Carazinho.

Parte do sistema só foi reestabelecido à 1h19min de ontem. A interrupção do fornecimento, segundo o engenheiro Claudio Quadros, diretor técnico da Eletrocar, ocorreu devido aos curtos circuitos causados pela oscilação dos condutores e de galhos de árvores que atingiram algumas estruturas.

Na manhã de ontem, Quadros também calculou que cerca de mil pessoas ainda estavam sem energia na cidade. “Tivemos pontos no perímetro urbano, mas a maior concentração foi na área rural”, explica sobre os pontos prejudicados. A expectativa é que até o final da tarde de ontem fossem resolvidos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram distribuídas cerca de 15 pedaços de lona até à tarde de ontem devido aos destelhamentos causados pelos fortes ventos. A unidade não registrou nenhuma perda total. Quedas de galhos e rompimento de cabos elétricos também foram registrados.


 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027